Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Projeto que prevê suspensão da CNH por abandono de animais avança na Câmara

O texto aprovado unifica quatro projetos de lei e um substitutivo, e classifica o abandono de animais como infração gravíssima.
Comissão aprova projeto que prevê a suspensão da CNH e infração grave para motoristas que forem pegos por abandono de animais.

A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (23), o Projeto de Lei número 25 de 2024, que determina a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas que utilizarem veículos para abandonar animais em vias públicas.

O texto aprovado unifica quatro projetos de lei e um substitutivo, e classifica o abandono de animais como infração gravíssima. A penalidade prevê suspensão do direito de dirigir por um ano. No caso de abandono de cães ou gatos, o período de suspensão será de 18 meses.

Tramitação conclusiva

A proposta ainda será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Como tramita de forma conclusiva, se aprovada nas duas comissões, seguirá diretamente para o Senado, sem necessidade de votação em plenário.

Um substitutivo aprovado em conjunto também trata o abandono de animais domésticos como crime, estabelecendo pena de prisão entre 2 e 5 anos, além da multa e da cassação da CNH. O texto busca integrar os projetos de lei 25/2024, 236/2024, 951/2024 e 257/2024.


Continua após a publicidade

Apoio de entidades defensoras

A iniciativa, que visa coibir o abandono de animais, conta com o apoio de entidades da causa animal, que defendem medidas mais rigorosas para combater a prática. Os projetos são de autoria dos deputados federais Delegado Matheus Laiola (União-PR), Marcelo Queiroz (PP-RJ), Delegado Bruno Lima (PP-SP), Silvye Alves (União-GO) e Célio Studart (PSD-CE).

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista de profundidade, autor do livro A Teoria de Tudo Social: Democracia LTDA., e ambicioso por política e debates

Mais lidas
MEI Simples Nacional Marcello Casal Jr Agência Brasil

Campinas e Santos lideram números de criação de MEIs em 12 meses em SP

homem-furta-maçanetas

Homem coleciona maçanetas e tenta invadir casas no litoral de SP: ‘assustada’

IMG_0140

Com um a menos, Corinthians vence e segue vivo na Sul-Americana

homem-tenta-furtar-ar-condicionado (1)

Homem invade orquidário e tenta furtar peça de ar-condicionado

fernando collor

Ex-presidente Collor é preso em Maceió

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.