Um motorista que trafegava pela Rodovia Deputado João Hermann Neto, em Limeira (SP), atropelou uma onça na altura do km 03 na noite da última quinta-feira (24). O veículo envolvido, um Jeep Renegade de cor cinza, seguia pela pista quando o animal atravessou a estrada.
A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) foi acionada para atender a ocorrência e tomar providências quanto ao sepultamento do animal. No entanto, ao chegarem, os agentes constataram que o corpo da onça havia desaparecido. O motorista não foi localizado pela redação.
A equipe realizou buscas nas imediações, mas não conseguiu localizar o animal. Com a forte chuva que atingia a região no momento do acidente, há suspeita de que a correnteza tenha arrastado a onça para áreas próximas ou, ainda, que o animal tenha conseguido se refugiar na vegetação.
Até o momento, não é possível confirmar se a onça estava viva, ferida ou morta após o atropelamento.
Câmeras flagram onça-parda
Ano passado, câmeras de monitoramento da Mata Santa Genebra, em Campinas, capturaram imagens de duas fêmeas de onças-pardas andando pela mata durante o dia, um flagrante raro. Em abril daquele ano, um filhote de onça-parda foi flagrado pelas câmeras instaladas às margens do Mini Pantanal Sanã, na Mata de Santa Genebra.
Continua após a publicidade
A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) monitora a fauna da área de preservação ambiental. De acordo com o biólogo Thomaz Barrella, as onças possuem um hábito primariamente crepuscular e noturno, e durante o dia costumam descansar e se abrigar, porém, eventualmente elas podem ser vistas em atividade durante o dia.