Campinas concluiu a primeira etapa da instalação de luminárias de LED em 40.450 pontos de iluminação pública. O projeto faz parte da modernização da rede municipal. O novo sistema também incluiu iluminação especial em monumentos, praças, parques, bosques e faixas de pedestres.
As lâmpadas de LED, além de iluminarem cinco vezes mais, são mais econômicas e duráveis. A ação marca a conclusão do Marco 1 do contrato de concessão da iluminação pública, firmado em formato de Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura de Campinas e o consórcio Conecta Campinas, com duração de 13 anos.
A partir de 1º de maio, terá início o Marco 2, que vai até 31 de outubro de 2025, com previsão de modernização de mais 40 mil pontos. A fase final, o Marco 3, será concluída até 30 de abril de 2026, completando a modernização de todo o parque de iluminação pública da cidade.
Campinas conclui primeira etapa e gera economia significativa
Com a substituição das antigas lâmpadas pelas de LED na iluminação pública, a Prefeitura de Campinas já registra uma economia de cerca de R$ 900 mil por mês na conta de energia. A expectativa é de que, após a finalização do Marco 3, esse valor suba para aproximadamente R$ 2,5 milhões por mês.
Continua após a publicidade
Iluminação especial nas ruas da metrópole
Campinas conclui primeira etapa da modernização
O projeto também contempla iluminação cênica e decorativa em diversos pontos importantes da cidade. Foram iluminados:
- 12 monumentos
- 29 praças
- 4 bosques
- 2 parques
- O calçadão da Rua 13 de Maio
- O Cemitério da Saudade
- 4 prédios de destaque: Academia Campinense de Letras, Prefeitura de Campinas, Torre do Castelo e Estação Cultura
- Projetos pontuais como o Casarão de Joaquim Egídio e o coreto da Praça São Sebastião
- 1.000 faixas de pedestres
Atendimento à população
A população pode solicitar manutenção da iluminação pública em caso de lâmpadas apagadas ou com defeito, por meio do telefone gratuito 0800 002 1747, da Conecta Campinas.