De acordo com a secretaria de Saúde, durante a aplicação do inseticida, por meio da nebulização, os ocupantes do imóvel deverão permanecer na calçada do outro lado da rua, acompanhados, quando houver, das crianças, recém-nascidos e idosos, bem como animais. Só deverão retornar ao imóvel 30 minutos após o término da aplicação do inseticida.
Se houver pessoas doentes ou acamadas, elas deverão ficar em cômodo com as portas e janelas fechadas, permanecendo por 30 minutos após a aplicação. Neste caso, é aconselhável a vedação de frestas das portas e janelas.
Para a realização deste procedimento, é necessário que a população tome alguns cuidados, como manter abertas as portas, janelas, vitrôs e cortinas, para facilitar a entrada do inseticida; guardar alimentos, água, utensílios de cozinha, roupas no geral, bebedouros de animais, gaiolas e aquários em local fechado, ou manter coberto; retirar e proteger roupas de cama, mesa e banho em uso; e retirar do local ou manter coberto os automóveis, bicicletas, triciclos, carrinhos de bebê, andador e outros.
O objetivo da ação é eliminar o mosquito adulto transmissor da dengue e reduzir o número de casos positivos pela doença, mas é fundamental que a população continue com as ações, que devem ser realizados ao menos uma vez por semana, para eliminar focos do mosquito, como: verificar se a caixa d’água e as lixeiras estão bem tampadas; Retirar pratos de baixo dos vasos de plantas; Limpar as calhas, bandeja coletora de água do ar-condicionado e a bandeja externa da geladeira; tratar a água da piscina, lavar o recipiente e trocar a agua dos pets diariamente, entre outros.