Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Brasil fortalece proteção ambiental em casos de vazamento de óleo

Projeto aprovado na Comissão de Relações Exteriores da Câmara aumenta valor de indenizações
Flavio Nogueira deputado Foto Maycon Leão

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que pode modernizar a forma como o Brasil responde a desastres ambientais causados por vazamentos de óleo e fortalece a proteção ambiental. A proposta trata do Protocolo de 1992 da Convenção Internacional sobre Responsabilidade Civil por Danos Causados por Poluição por Óleo.

O texto amplia os valores das indenizações e estende a área de cobertura para além do mar territorial, incluindo agora a zona econômica exclusiva — uma faixa que vai até 200 milhas náuticas da costa. O deputado Flávio Nogueira (PT-PI), relator da proposta, destacou que o objetivo é garantir mais segurança tanto para o meio ambiente quanto para o mercado de navegação nas águas brasileiras.

“É um PL, uma mensagem que vai normatizar os transportes de petroleiros, principalmente aqueles carregando óleo. Todos nós sabemos que o derramamento de óleo no mar traz grandes prejuízos ao meio ambiente, tanto do mar como também ao ser humano na costa”, destacou em entrevista ao VTV News.

Desastre ambiental foto Felipe Brasil
Proposta aumenta o limite de indenização para grandes desastres – Crédito: Felipe Brasil

Segundo o parlamentar, o novo protocolo deixa claro quem deve ser responsabilizado em caso de acidentes: desde o dono do navio até os responsáveis pela carga transportada. “O reparo do meio ambiente, o reparo dos danos que possam ter sido provocados, punições… Mas antes de tudo, normatizando. Acho que a lei sempre coíbe as coisas”, reforçou o vice-presidente da FPPA.

A proposta aumenta a proteção ambiental e o limite de indenização para grandes desastres. No caso de navios com arqueação superior a 140 mil toneladas, o valor máximo passa de 59,7 milhões para 89,7 milhões de unidades de conta — o que equivale a cerca de 121 milhões de dólares.


Continua após a publicidade

Flávio Nogueira explicou que o projeto atende também a padrões internacionais e que está sendo desenvolvido com apoio da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, em parceria com o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI). “O IBI é a nossa âncora da frente de portos e aeroportos. A logística vem de lá”, ressaltou o deputado.

Flavio Nogueira deputado Foto Maycon Leão

O projeto ainda precisa passar por outras comissões, incluindo a de Meio Ambiente, de Viação e Transportes, e de Constituição e Justiça, antes de ser levado ao plenário da Câmara. A expectativa é que a medida fortaleça a legislação brasileira e ajude o país a evitar tragédias como o vazamento de óleo que atingiu o litoral nordestino em 2019.

Autor

  • Maycon Leão

    Correspondente da VTV em Brasília. Direto da capital federal, atualiza os bastidores da politica e as movimentações que afetam nossa região.

Mais lidas
Banco Central anuncia nova moeda comemorativa (Foto: Divulgação / Redes Sociais)

“Parece uma camisinha”; Banco Central anuncia moeda comemorativa e a internet reage

Internazionale Barcelona Inter site oficial

Saiba onde assistir Barcelona x Inter pela Champions League

Bahia Copa do Brasil Rafael Rodrigues EC Bahia

Saiba onde assistir Paysandu x Bahia pela Copa do Brasil

grávida de 15 anos

Grávida de 15 anos e irmã famosa na internet são assassinadas

célia leão deputada secretaria raphael montanaro

Cadeirante, secretária de Valinhos é retirada de voo por estar com uma almofada

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.