Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Dia do Mídia celebra legado e ofício de profissionais da comunicação

Responsáveis por criar planos de mídia que unem marcas e oportunidades do mercado, os profissionais trabalham com análises de dados dos mais diversos tipos
dia mídia profissional de mídia Carlynn Alarid Unsplash

Comemorado neste sábado, dia 21 de junho, o Dia do Mídia, também conhecido como Dia do Profissional de Mídia, celebra o trabalho, legado e importância do profissional da área de comunicação em diversos tipos de veículos como rádio, TV, jornais e, claro, na internet.

Responsáveis por criar planos de mídia que unem marcas e oportunidades do mercado, os profissionais trabalham com análises de dados dos mais diversos tipos para segmentar, de forma cirúrgia, o público-alvo que deve ser atingido.


Continua após a publicidade

Apesar de ser um profissional mais identificado com o mundo tecnológico atual de internet e rápida comunicação, o profissional de mídias já trabalha de forma consistente por décadas, iniciando seu ofício em jornais impressos e também por meio do rádio e da televisão.

CEO da Agência Desafio, Cássio Botelho destaca que a palavra chave para o profissional de mídia é planejamento.

“Em todo esse tempo de experiência dentro de uma agência de propaganda, o que eu posso dizer sobre o profissional de mídia é que é uma pessoa de planejamento, é uma pessoa tática, é uma pessoa de visão. É um profissional que sempre que vai estar estudando muito até por todas as mudanças que nesse período nós tivemos em relação aos tipos de mídia”.

“Um profissional completo consegue enxergar esse universo todo no ambiente ‘off’ e no ambiente ‘on’. Então realmente é um profissional extremamente especializado que traz dentro da sua visão dos seus estudos e principalmente da sua capacidade de enxergar o mercado e de como conversar como nesse consumidor final eh o uma avaliação muito objetiva que realmente se torna eficiente”, finaliza.

Já Rogério Xavier, da Agência Oficina de Ideias, o profissional de mídia tem a visão mais apurada para auxiliar as empresas a fidelizar clientes e seguidores.

“Os consumidores hoje estão muito mais seletivos. Hoje se eles, não estão felizes, eles já pulam de canal de informação, jogam pra outro. É muito mais difícil hoje, é mais complicado, então você precisa do profissional de mídia que lê esses dados, interpreta as tendências, que são muito importantes, e, aí sim, desenha a comunicação que vai ser feita pra atingir o público alvo. Eu acho que hoje é um profissional que impacta diretamente nos resultados das marcas”, explica.

Por fim, o diretor operacional da Biz Propaganda & Marketing, Will Jr, destaca a estratégia por trás de um profissional do meio.

“Os profissionais de mídia fazem parte de um departamento que sempre foi estratégico para as agências de publicidade. Algumas pessoas falam em ‘coração da agência’ mas eu acredito ser mais o cérebro. Eles são responsáveis pelo relacionamento com os veículos, como a VTV SBT, que é um grande parceiro nosso, extremamente profissional”.

“Atualmente, esses profissionais tem enfrentado desafios como verbas menores, inclusão estratégica do marketing digital – com todas as suas variáveis – e, agora, a inteligência artificial que veio pra mudar e otimizar até essa área. Meus sinceros parabéns aos profissionais de mídia e obrigado pelo empenho e inteligência”, conclui.


Continua após a publicidade

Autor

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.