Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

BRICS firma diretrizes sobre IA: “Não pode ser privilégio de poucos”

Líderes dos países-membros do BRICS assinaram a Declaração dos Líderes do BRICS sobre Governança Global da Inteligência Artificial (IA)
presidente Lula durante a cúpula do Brics (Foto: Diego Herculano/BRICS Brasil)

Durante a 17ª Cúpula do BRICS neste domingo (6), os líderes dos países-membros assinaram a Declaração dos Líderes do BRICS sobre Governança Global da Inteligência Artificial, documento que estabelece parâmetros para o uso ético, equitativo e sustentável da IA em escala internacional. A diretriz defende que todas as nações, inclusive as em desenvolvimento, devem ter acesso justo à tecnologia, com autonomia para definir suas próprias políticas regulatórias e estratégias de inovação.

A declaração ressalta que o desenvolvimento e a aplicação da IA devem servir ao progresso coletivo, respeitando os direitos fundamentais e combatendo assimetrias tecnológicas. “O desenvolvimento da IA não pode se tornar privilégio de poucos países ou instrumento de manipulação na mão de milionários”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a segunda sessão plenária do evento.


Continua após a publicidade

O texto também enfatiza que a governança da IA deve ser construída com base em cooperação multilateral, envolvendo atores de diferentes origens, capacidades e funções. Os signatários destacam a importância de uma rede internacional articulada, que contribua com conhecimento técnico, perspectivas políticas e salvaguardas sociais.

Foto: Antonio Scorza/BRICS Brasil

Além do uso responsável da inteligência artificial (IA), os países-membros do BRICS reiteraram o direito soberano de cada nação em definir suas políticas digitais. O fortalecimento de infraestrutura tecnológica, a valorização de talentos locais, a proteção de dados e o estímulo à economia digital também figuraram como pontos centrais da declaração.

Para os líderes, o avanço da IA deve promover práticas sustentáveis, aumento de produtividade e melhoria de qualidade de vida, especialmente no Sul Global. Os riscos associados à tecnologia — como a concentração de poder e a obsolescência de mão de obra — foram citados como desafios que precisam ser enfrentados com regulação sólida e compartilhamento de conhecimento técnico.

Partido de Lula publica vídeos feitos por IA

Paralelamente à cúpula internacional, o Partido dos Trabalhadores, sigla do presidente Lula, lançou nesta última semana uma ofensiva digital nas redes sociais com vídeos produzidos por inteligência artificial. A ação, coordenada pelo deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), é descrita como o “início da pré-campanha” à reeleição do presidente Lula.

Os conteúdos marcam a estreia do projeto “BBB” — bilionários, bancos e bets — e buscam associar a proposta de taxação de grandes fortunas à ideia de justiça social. A produção ficou a cargo da empresa Urissanê, do marqueteiro Otávio Antunes.

Em um dos vídeos, personagens simulam uma conversa em mesa de bar, onde pessoas ricas se recusam a pagar pelo que consumiram. A cena sugere uma analogia com a resistência de setores privilegiados à reforma tributária em discussão no Congresso.


Continua após a publicidade

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista de profundidade, autor do livro A Teoria de Tudo Social: Democracia LTDA., ambicioso por política e debates

VEJA TAMBÉM

lotofácil

Lotofácil 3436: confira quais são os 15 números sorteados

clima em são vicente Reprodução: Prefeitura de São Vicente

Sol volta e clima em São Vicente esquenta um pouco durante a semana

barco-escola cubatão. Foto: Rafael Oliveira/PMC

Sol volta e clima em Cubatão esquenta um pouco durante a semana

frio previsão do tempo

Sol volta e clima em Guarujá esquenta um pouco durante a semana

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.