Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Limpeza na orla da praia de Santos é reforçada após forte ressaca

Estado de alerta se mantém
limpeza pós ressaca Santos. Foto: Francisco Arrais/PMS

Equipes e maquinários foram mobilizados em Santos nesta quarta-feira (30) para limpar a orla da praia após a forte ressaca que ocorreu na região nesta terça-feira (29) e madrugada seguinte. As ondas chegaram a quase quatro metros de altura.

Os trabalhos seguem para normalizar a situação, que deixou um rastro de areia, entulho e vegetação arrancada em trechos da praia e do calçadão. A previsão, de acordo com a Prefeitura de Santos, é que a recuperação completa leve cerca de um mês.

A Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) e a Terra Santos iniciaram o reparo emergencial com tratores, pás mecânicas e caminhões para remover o material acumulado e liberar a faixa de areia e vias afetadas. A operação deve continuar até que todo o trecho impactado esteja seguro, tanto para pedestres e veículos.

Os maiores prejuízos foram registrados entre os canais 4 e 6. A força da maré causou uma ressaca em Santos que provocou queda de muretas, abatimentos em calçadas, tombamento de lixeiras e bancos públicos. As frentes de zeladoria estão concentradas nos canais 4 e 5, além da região da Ponta da Praia.

A operação de limpeza urbana realizada em diferentes regiões da cidade conta com força-tarefa composta por 16 fiscais, 192 ajudantes, 16 caminhões basculantes e uma pá carregadeira. Além desses 208 funcionários da Terra Santos, cerca de 120 profissionais da Sepref estão na força-tarefa.

Segundo a Defesa Civil, apesar do impacto visual e do acúmulo de lixo, não houve registro de feridos ou de grandes danos estruturais. A maré deve continuar alta esta noite. A recomendação é evitar as áreas próximas ao mar até a normalização da situação.

De acordo com o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) Universidade Santa Cecília (UniSanta), o estado de alerta se mantém em Santos devido à previsão de ondas acima de três metros até a madrugada de quinta-feira (31). Na região do interior do estuário, o nível do mar deve permanecer abaixo de 1,8 metro, o que indica baixa probabilidade de inundação nos próximos dias.

A Defesa Civil de Santos está apurando estragos nas estruturas da Orla (muretas, calçadas, bancos e demais equipamentos urbanos). Foram identificados danos nas calçadas na altura da Rua Oswaldo Cochrane (Embaré), na Avenida Bartholomeu de Gusmão próximo ao número 57, em frente ao número 74 (Aparecida), na altura da Fonte do Sapo, Centro Paula Souza e Rua Januário dos Santos. O Deck do Pescador também teve danos superficiais.


Continua após a publicidade

Autor

  • Natália Cuqui

    Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília, com pós-graduação em Assessoria e Gestão da Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui experiência nos principais veículos de notícias da Baixada Santista, como Grupo Tribuna e Diário do Litoral, além de atuar como redatora no Canaltech e em projetos para o portal Terra. Especialista em produção de reportagens, apuração de fatos e conteúdo digital, Natalia também tem experiência em assessoria de imprensa e cobertura de grandes eventos de entretenimento.

VEJA TAMBÉM

Foto destaque Karoline Lima e Leo Pereira

Beijo de Karoline Lima e Léo Pereira após jogo do Brasil agita a internet

Foto destaque dengue Santos

Mutirão contra Aedes aegypti em Santos: veja a agenda de ações desta semana

Foto destaque Neymar treino (1)

Neymar participa de treino completo e deve reforçar o Brasil diante da Escócia

Foto destaque Unicamp

Vestibular Unicamp 2027: prazo para pedir isenção da taxa é prorrogado

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.