A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza nesta quinta-feira (18/04), o I Fórum de Bioenergia e Bioprodutos, com abertura à visitação ao futuro Laboratório de Bioenergia (LABIOEN). O novo complexo de pesquisa da Unicamp será voltado à inovação em bioenergia e biomateriais, para o desenvolvimento de tecnologias que atendam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.
O I Fórum de Bioenergia & Bioprodutos da Unicamp acontece no Auditório do Instituto de Geociências (IG), localizado na Rua Carlos Gomes, 250 – dentro do campus da Unicamp em Campinas. O evento é organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE), com o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp. O NIPE também será responsável pela gestão do novo laboratório multiusuário.
O evento tem a presença de autoridades nacionais e internacionais, incluindo uma aula magna ministrada pelo presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Thomaz Miazaki de Toledo. Além disso, haverá apresentações sobre o potencial de parcerias com a Unicamp. A diretora-executiva da Inova Unicamp, Ana Frattini, estará presente para discutir o sistema de inovação da Universidade.
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E BIOECONOMIA
O LABIOEN tem como objetivo fortalecer a transição energética e a bioeconomia a partir da excelência da Unicamp em ensino, pesquisa e extensão, bem como sua vocação para gerar tecnologias com alto potencial de inovação. O complexo será sediado no antigo prédio do Centro de Tecnologia, que foi inteiramente retrofitado. A área contará com laboratórios multiusuários, salas de aula e estará integrada à Planta Piloto em Bioenergia (PPBIOEN) para testes e provas de conceito.
O LABIOEN recebeu recursos do governo do estado de São Paulo dentro das iniciativas conjuntas com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e as universidades públicas paulistas (UNICAMP, UNESP e USP) para incentivar pesquisa e ensino em bioenergia. Seu projeto foi inspirado em estruturas de inovação de ponta em nível mundial, que congrega atividades de pesquisa básica, desenvolvimento, escalonamento e produção, promove a interação dos cursos de pós-graduação com empresas e incentiva a criação de startups.
I FÓRUM DE BIOENERGIA & BIOPRODUTOS NA UNICAMP
O I Fórum de Bioenergia & Bioprodutos é um evento voltado para estreitar os laços da Unicamp com as instituições irmãs – USP e UNESP -, bem como gestores públicos, empresas e organizações da sociedade civil engajadas com o desenvolvimento sustentável. Seu programa foi elaborado para realçar o potencial de inovação proporcionado pela colaboração entre entre esses diferentes atores da sociedade e o ecossistema da Unicamp.
O evento começará às 9h com um café de boas-vindas, seguido pela cerimônia de abertura e apresentação do LABIOEN. O destaque da manhã será a conferência magna, que será ministrada pelo presidente da CETESB, Thomaz Miazaki de Toledo, abordando a gestão de resíduos e as metas ambientais do Estado de São Paulo.
Também haverá apresentações sobre o papel da Unicamp na era da bioenergia, com a participação de representantes do NIPE, do Programa de Pós-graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos (PSE), do Programa Interinstitucional de Doutorado em Bioenergia, da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN) e da Agência de Inovação Inova Unicamp
A tarde será marcada por um espaço de diálogo aberto para busca de sinergias entre o ecossistema da Unicamp, empresas e outras instituições interessadas em bioenergia e bioprodutos. Os participantes terão a oportunidade de compartilhar interesses e demandas, buscando ideias que possam resultar em projetos colaborativos.
AGÊNCIA DE INOVAÇÃO INOVA UNICAMP
O novo complexo de pesquisa da Unicamp contará com o suporte da Inova Unicamp em todo processo desde a proteção dos ativos e transferência dos conhecimentos desenvolvidos no LABIOEN até a negociação de convênios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com empresas e outras instituições interessadas em firmar parcerias com a Unicamp.
A Inova Unicamp é Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unicamp. Ela foi criada em 2003, com o objetivo de estabelecer uma rede de relacionamentos da Universidade com a sociedade para incrementar as atividades de pesquisa, ensino e avanço do conhecimento.
O intuito é identificar e promover oportunidades para que os resultados dos estudos possam chegar ao mercado na forma de produtos e serviços inovadores contribuindo para o desenvolvimento sustentado e sustentável do país, por meio da inovação e do empreendedorismo.