Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Americana decreta emergência hídrica para reduzir os impactos da estiagem

Segundo o Departamento de Água e Esgoto, a situação só deve ser normalizada com a retomada das chuvas

A Prefeitura de Americana anunciou nesta segunda-feira (29) que será publicado um decreto de emergência hídrica para minimizar os impactos da estiagem prolongada e da baixa qualidade da água do Rio Piracicaba, que abastece o município.

Segundo o prefeito, Chico Sardelli, a decisão é necessária diante da gravidade da situação enfrentada.

“Estamos vivendo um momento crítico, que exige respostas rápidas. O decreto de emergência hídrica vai nos dar condições de intensificar as ações necessárias para reduzir os impactos à população e garantir que todos tenham acesso à água de qualidade neste período de escassez”, afirmou Chico.

Com o decreto, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) poderá ampliar as equipes de reparo de vazamentos, contratar mais caminhões-pipa para atendimento em pontos específicos das regiões mais afetadas e intensificar as campanhas de conscientização sobre o uso racional da água.

“Não podemos desperdiçar um recurso tão essencial. É hora de união, de responsabilidade e de consciência coletiva, para que possamos atravessar esse período difícil com o menor impacto possível”, afirmou o superintendente do DAE, Marcos Eduardo Morelli.

O DAE reforçou também que a estiagem prolongada comprometeu a qualidade da água do Rio Piracicaba, dificultando o processo de captação que precisou ser reduzido em cerca de 20% e também o tratamento da água.

Para assegurar que a população receba água dentro dos padrões exigidos, o volume tratado precisou ser temporariamente reduzido. Essa condição também exige lavagens mais frequentes dos decantadores e filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA), processo que aumentou em aproximadamente quatro vezes, provocando oscilações no abastecimento em diferentes regiões da cidade.

O DAE ressalta que a situação só deve ser normalizada com a retomada das chuvas, especialmente na região da cabeceira do Rio Piracicaba, e reforça o apelo para que a população colabore, adotando hábitos de economia e uso consciente da água.

Medida acompanha decreto da SP Águas

A medida adotada pela Prefeitura de Americana vai ao encontro do decreto publicado pela SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo), que declarou estado de escassez hídrica na Bacia do Rio Piracicaba, que registrou chuvas 90% abaixo da média nos últimos meses.

Esse cenário afeta diretamente Americana, já que a vazão e a qualidade da água do Rio Piracicaba responsável pelo abastecimento da cidade estão muito baixas.

De acordo com o documento publicado pela SP Águas na última terça-feira (23), a condição de escassez hídrica é caracterizada por um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de água na bacia, resultado do aumento do consumo aliado à redução na disponibilidade hídrica atual.

O superintendente do DAE, Marco Morelli, destacou a importância do decreto estadual para reforçar a gravidade da situação:

“O documento comprova que o cenário problemático é regional, com o Estado reconhecendo que a Bacia do Rio Piracicaba está com pouca água. É o primeiro passo para que o Estado possa adotar medidas de apoio aos municípios. Nossas equipes têm trabalhado com muito empenho para buscar amenizar o problema, e esperamos que as chuvas possam melhorar as condições do rio nos próximos dias”, afirmou.

Abastecimento de água em Americana

Ainda segundo o DAE, com as chuvas abaixo da média nos meses de agosto e setembro, o sistema de abastecimento de água de Americana vem enfrentando intermitência em diversos bairros, especialmente nos últimos dez dias.

Em razão desse problema de abastecimento, as aulas presenciais foram suspensas na FATEC Americana a partir desta segunda-feira (29).

O Centro Paula Souza informou que as aulas estão sendo realizadas de forma online por tempo indeterminado. A volta ao formato presencial depende da regularização do fornecimento de água.


Continua após a publicidade

Autor

  • Camila Borges dos Santos

    Jornalista formada pela Universidade Paulista em 2023, com experiência em apuração, produção de pautas, apresentação e cobertura de matérias jornalísticas em diferentes formatos.

VEJA TAMBÉM

Encontro de apresentadores em estúdio com a marca Rádio Bandeirantes, ao lado do logotipo “RB Bandeirantes” e microfones, destacando a primeira afiliada na Baixada Santista.

Baixada Santista terá primeira afiliada da Rádio Bandeirantes após 89 anos

Venezuela: Lula oferece ajuda após terremotos e vários países também se mobilizam. Fotos: José Cruz/Agência Brasil / Reprodução/X

Venezuela: Lula oferece ajuda após terremotos e vários países também se mobilizam

Técnico da Holanda em entrevista ou coletiva, em ambiente esportivo, usando credencial e microfone no pescoço, falando confiante sobre enfrentar o Brasil na Copa.

Técnico da Holanda sobre enfrentar o Brasil na Copa: ‘Não temos medo de ninguém’

Em foto de divulgação, Sabrina Sato aparece em close, com cabelo longo e expressão séria, e em outra imagem posa ao lado do parceiro em ambiente interno decorado com flores e estampas claras, em contexto de fala sobre gravidez.

‘Estava desesperada’, diz Sabrina Sato sobre medo de gravidez vazar e mudanças no corpo

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.