O Circuito Sesc de Artes 2025 chega ao Guarujá neste sábado (3), com diversas atrações culturais e artísticas na Praça Horácio Lafer, em frente à Praia da Enseada. A iniciativa acontece das 16 às 20 horas, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A diversidade artística será a marca do evento, que abrange nove linguagens: artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música, teatro, turismo e valorização social.
Entre as atrações, a Cia. Amoras conduz a oficina Estamparia com Adinkras, que explora as representações gráficas Adinkra, que expressam conceitos, ideias e filosofias dos povos Akan da África Ocidental. Os participantes compreendem a origem e o significado dos símbolos desse sistema de escrita pictográfica e criam pôsteres utilizando carimbos confeccionados com Adinkras.
Na área cinematográfica, a experiência transcende a tela tradicional com a Mostra de Realidade Virtual – Sonhos. Em diálogo com a Mostra Internacional de Cinema, a produção – dirigida pelo chinês Qing Chao – convida o espectador a uma jornada onírica consciente. Por meio de óculos de realidade virtual, os participantes testemunham, de olhos abertos, o enigmático mundo dos sonhos.
Referente à literatura, a atração fica por conta do Casulo Viajante com a intervenção Bicicloteca Viajante – Abya Yala! O coletivo de Santos transporta uma biblioteca em bicicleta e oferece uma seleção de livros de autores latino-americanos e caribenhos.
Às 18 horas, acontece a apresentação do espetáculo circense “Suspiros e Burbujas”, da Cia. Laguz Circo, um dos destaques da programação. A dupla, formada por uma artista argentina e um clown cearense, realiza números de acrobacia, malabarismo e palhaçaria.
E para encerrar a noite, às 19 horas, haverá o show musical “Baleia Canta Bahia”, da Banda Baleia Banguela, de Santo André (SP), apresentando releituras de canções emblemáticas da sonoridade baiana de Daniela Mercury, Asa de Águia, Olodum, Ilê Aiyê, Araketu, Ivete Sangalo e Jamil.
Continua após a publicidade
O evento contará ainda com a presença da DJ Pensanuvem, artista paulistana, dedica-se desde 2009 à discotecagem em vinil, explorando psicodelias e gingados em ritmos como cumbia, funk e reggae.
Ao levar a programação para espaços públicos, o Sesc democratiza o acesso à cultura. Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes se consolidou como uma oportunidade única para a população de cidades que não possuem unidades fixas do Sesc vivenciarem a atmosfera de um festival de artes.