Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Cubatão ganha o selo de ‘Cidade Verde do Mundo’

Atualmente, 34 cidades brasileiras possuem esse reconhecimento e 12 ficam localizadas no Estado de São Paulo
Cubatão Selo Cidade Verde Prefeitura Municipal de Cubatão

O selo ‘Tree Cities of the World’, que garante a efetivação e inclusão de um município na lista de ‘Cidades Verdes do Mundo foi entregue à Prefeitura de Cubatão na quarta-feira (16).

Atualmente, 34 cidades brasileiras possuem esse reconhecimento e 12 ficam localizadas no Estado de São Paulo.

O ato de entrega do título ocorreu em um dos monumentos do Caminhos do Mar, dentro do Parque de mesmo nome, cercado pelo verde da Mata Atlântica.

A entrega do selo foi feita por representantes da Arbor Day Foundation, entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), em cerimônia prestigiada por autoridades e representantes da sociedade civil organizada que luta pelas causas e questões ambientais.

“Por ser cubatense nato, sinto-me muito orgulhoso por este momento. O selo de ‘Cidade Verde do Mundo’ é a ratificação de que Cubatão está no rumo certo, de que realmente Cubatão é o Vale da Vida. Essa conquista é maravilhosa, não apenas para a Prefeitura, mas para toda a cidade, para todos aqueles que nos ajudaram a conquistar esse certificado em sinergia: sociedade civil, poder público e demais atores. E esse é a apenas o início para prospectarmos o futuro”, disse o prefeito César.

Prefeito reforçou compromisso com o meio ambiente

Em seu discurso, o chefe do Executivo afirmou que o Selo Internacional tem que ser compartilhado com toda a população.

“Fico feliz que estão aqui vários representantes da sociedade civil organizada, assim como dos poderes constituídos, demonstrando o comprometimento socioeconômico e o respeito que temos às questões do meio ambiente”, completou.

O que é o selo ‘Tree Cities of the World’

O selo ‘Tree Cities of the World’ é capitaneado pela agência da ONU para a Alimentação e Agricultura: a ‘Food and Agriculture Organization’ (FAO).

O selo é concedido a destacadas cidades ao redor do mundo que estão adotando práticas eficazes de manejo de florestas naturais e urbanas que valorizam o papel das árvores na promoção da qualidade de vida dos habitantes.

Partindo dessa premissa, Cubatão foi analisada e estudada nos últimos anos nestes quesitos e reconhecida como uma delas.

O programa fornece uma estrutura para um programa de silvicultura urbana saudável e sustentável para os locais contemplados, que passam a contar com importantes benefícios ao longo do processo.

Cubatão faz planejamento em prol do meio ambiente

Diversas ações realizadas nos últimos anos em Cubatão impactaram de forma completamente assertiva esse reconhecimento como ‘Cidade Verde’, fazendo com a cidade fosse incluída na lista: a implementação do Plano Municipal de Arborização Urbana, as compensações ecológicas com plantio de árvores nativas e ações transversais, como os recentes projetos habitacionais desenvolvidos – da Vila Esperança, Vila dos Pescadores e Ilha Caraguatá – que têm dado enfoque especial à recuperação de áreas verdes, devolvendo à comunidade espaços verdes e lutando para preservar manguezais, restinga, sempre em conexão com as áreas de urbanização.

“Na urbanização da Vila Esperança, por exemplo, devolvemos em área verde à comunidade o equivalente a 16 estádios de futebol”, comentou a vice-prefeita e secretária de Habitação Andrea Castro.

Cleiton Jordão, secretário de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar animal, afirma que ao repensar o histórico, a Cidade evoluiu de um ‘cenário cinza’ para uma ‘Cidade Verde’, um feito de alcance mundial.
“Isso demonstra que o poder público, por meio de parcerias importantes, está fazendo a sua parte em prol da cidade e das pessoas”.

Arbor Day Foundation

“É uma honra estar aqui em Cubatão para a entrega deste selo. Tenho 20 anos de estudos que abarcam as questões ambientais, especialmente o tema arborização urbana. E posso dizer que Cubatão sempre foi um exemplo emblemático nestas análises. E para que houvesse uma mudança de paradigma, a cidade precisava implementar ações exemplares que contribuíssem para recuperação do passivo ambiental deixado há décadas. E isso aconteceu”, ressaltou o doutor Maurício Lamano Ferreira, professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e representante da Arbor Day Foundation, juntamente com a professora Natália Cristina de Oliveira.

“Isso para nós da Fundação e para a FAO é muito relevante, pois árvores plantadas adequadamente e nos lugares certos, não só nas calçadas, também salvam vidas, mudam o cenário das cidades e as elevam a se tornarem dignas de títulos como este. E isso só acontece em municípios que agregam uma série de fatores. Entre eles, a união dos poderes constituídos, comunidades engajadas no tema, além de entidades sérias representativas da sociedade organizada, conselhos gestores comprometidos e uma equipe de Governo que abrace as questões ambientais, sem abrir mãos de parcerias importantes, inclusive dos centros acadêmicos. Tudo isso tende a contribuir para que as coisas aconteçam de fato”, concluiu o representante da ‘Arbor Day Foundation’ da ONU.

O professor Lamano também é vice-presidente do Plano Nacional de Arborização, e foi o responsável pela indicação de Cubatão a participar como ‘Cidade Verde’ no programa. Ele citou ainda que apenas 12 municípios brasileiros foram escolhidos para compor o chamado Plano Nacional, que é uma iniciativa que visa a colaborar de forma positiva para implementação de um planejamento arbóreo mais seguro e sustentável.

Ainda segundo ele, “as pessoas enxergam o município cubatense como exemplo positivo nessa questão, pois é um dos poucos no Brasil que já tem aprovado e em execução um Plano Municipal de arborização”.

Outras autoridades prestigiaram o evento: os secretários Cláudio Barazal (Comunicação Social), Allan Matias (Governo), Elias Silva (Turismo), Omar Bermedo (Secult), Fabrício Lopes (Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo), Simone Lopes (presidente do Fundo Social da Solidariedade), os vereadores Elan dos Santos ‘Batoré’, Edson Mota e Ronaldo da Comissão, além da juíza Fernanda Mena, representantes do Cepema – Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Escola Politécnica (Poli/USP), das indústrias, do Cide-Ciesp, dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e Cultura e da Agenda 2030, entre outros.

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

cade

CADE Day debate sobre infraestrutura

IMG_9860

Neymar sente nova contusão na coxa e sai de campo machucado

Mosquito transmite a febre amarela (Foto: Reprodução / unsplash)

Bragança Paulista confirma quarto óbito por febre amarela em 2025; dois outros estão sob investigação

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );