Centenas de pessoas passaram pelos três cemitérios municipais de Santos (Areia Branca, Filosofia e Paquetá), na manhã deste domingo (2), Dia de Finados, para prestar homenagens e celebrar a memória de familiares e entes queridos. Ao longo do dia, as necrópoles recebem visitantes em um ambiente de acolhimento, fé e reflexão, com programação religiosa e apresentações musicais.
No Cemitério do Paquetá, o aposentado Rubens Carneiro, 85 anos, compareceu para reverenciar o filho Fernando, falecido em 2007. Emocionado, afirmou que a data é marcada por lembranças especiais. “Hoje é um dia de reflexão, de relembrar os dias que passamos juntos”, disse o morador do Campo Grande.
A analista financeira Patrícia Miranda, 50, também esteve no Paquetá acompanhada da mãe, Edna, 77, para visitar o jazigo da família. “Além das celebrações religiosas, as apresentações musicais e o carinho dos funcionários tornam essa data mais leve”, afirmou a moradora da Aparecida, habitual frequentadora das missas realizadas na necrópole.
Os cemitérios municipais funcionam até 17h, com atendimento administrativo para informações, localização de sepultados e serviços de apoio aos visitantes.
A programação conta com missas e momentos de oração conduzidos por padres de diversas paróquias da Cidade, além de ações de evangelização e acolhimento realizadas pela Associação Bíblica e Cultural de Santos.
Entre as celebrações religiosas, apresentações musicais ao vivo com repertório popular emocionam o público, contribuindo para um ambiente sensível e acolhedor.
