Proprietários de celulares que foram furtados ou roubados receberão, a partir desta semana, uma mensagem pelo WhatsApp notificando a situação e ordenando que o aparelho seja entregue na delegacia de polícia mais próxima. As informações são do O Globo.
A medida se trata de uma nova fase do software ‘Celular Seguro’ e bloqueará a linha telefônica e os aplicativos financeiros dos aparelhos em questão.
Mensagens chegarão para celulares roubados pelo WhatsApp
Essa novidade começará a ser executada devido a uma integração do compartilhamento de dados entre a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, e as operadoras de telefonia móvel. O software fará a identificação do aparelho roubado por meio do código do IMEI e, com isso, notificará quando o celular furtado ou roubado receber um novo chip.
#Transparência | O Conselho Diretor da Anatel se reúne no dia 3/4, a partir de 15h, por meio de videoconferência, que poderá ser acompanhada em transmissão ao vivo no Portal do órgão regulador ou pelo canal da Agência no YouTube. https://t.co/HujaUWEgde
— Anatel (@AnatelGovBR) March 28, 2025
O que acontece se a pessoa não levar o celular à delegacia
Segundo o Governo Lula, a mensagem chegará por WhatsApp a celulares roubados e avisará ao usuário que, caso ele não leve o aparelho até uma delegacia, o proprietário do celular furtado ou roubado poderá se tornar alvo de um inquérito por furto, roubo, receptação ou associação criminosa.
Continua após a publicidade
A medida segue uma diretriz do Presidente da República que afirmou, neste mês, que não permitirá que o País se torna uma ‘República de ladrões de celular’.