A travessia de balsas entre Santos e Guarujá, na Baixada Santista, será gratuita para pedestres a partir de 2026. A medida anunciada pela Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) já vale atualmente para ciclistas e será estendida após o período de transição para a nova concessionária. O leilão da Parceria Público-Privada (PPP) que definirá a empresa responsável está marcado para 13 de novembro.
Hoje, pedestres pagam R$ 3,10 pela travessia, que é operada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). Com a concessão, a empresa vencedora assumirá o serviço por 20 anos. A assinatura do contrato está prevista para o primeiro trimestre de 2026.
A concessão integra um projeto estadual que prevê a modernização de 14 linhas de balsas em São Paulo, com investimento estimado em R$ 2,53 bilhões. As empresas interessadas deverão apresentar suas propostas até 10 de novembro. Três dias depois, será realizado o leilão, com vitória para quem oferecer o maior desconto sobre a contrapartida pública anual.
Melhorias prometidas no serviço e infraestruturas
Para a travessia Santos‑Guarujá, a SPI afirmou em nota que haverá requalificação dos terminais, novos calçamentos e coberturas para melhorar os acessos. Também serão introduzidas embarcações com maior capacidade para veículos e pedestres. O objetivo é aumentar a frequência de viagens, especialmente nos horários de pico, para reduzir filas.
Além disso, a concessão permitirá renovar a frota com embarcações elétricas e incorporar novas tecnologias.