A Prefeitura de Guarujá realizará, nesta terça-feira (29), mais uma edição do projeto Praia Acessível, desta vez no Guaiúba. A iniciativa receberá 41 jovens e adultos, entre 18 e 73 anos, do Centro de Inclusão e Assistência às Pessoas com Necessidades Especiais (Ciaspe), uma instituição localizada em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel), o evento acontecerá das 9 às 16 horas.
A intenção do Praia Acessível é promover um dia repleto de inclusão, lazer, diversão e novas experiências aos indaiatubanos que estarão presentes.
Para isso, serão disponibilizadas cadeiras anfíbias, que proporcionam a entrada no mar com maior conforto, já que o equipamento é fabricado com um pneu especial, que passa com maior facilidade pela areia, não afunda dentro da água e tem altura compatível com a possibilidade do usuário sentir a água.
O Ciaspe é uma entidade criada há mais de 20 anos, com o objetivo de apoiar e acompanhar pessoas com necessidades especiais e suas famílias. A fundadora da instituição, Rosa Metzger dos Santos, destaca que o município possui excelente estrutura para o acolhimento das pessoas com deficiência.
Continua após a publicidade
“É a nossa quarta vez em Guarujá e, para muitos, a primeira vez na praia. Percebemos o quanto a cidade trabalha pelas pessoas com deficiência”, menciona.
O evento contará com a parceria da ONG Sociedade Mais Forte, uma iniciativa fundada pelo surfista Taiú Bueno, que realiza ações voltadas à prática de surfe para PCDs. A ONG cederá voluntários para o auxílio do manejo e condução das cadeiras anfíbias.