A Polícia Civil prendeu um dos líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital) e a companheira dele nesta sexta-feira (10), em Santos, na Baixada Santista. De acordo com os investigadores, o casal armazenava fuzis, pistolas, granadas e até um lança-granadas em dois imóveis localizados na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves.
A ação foi conduzida pela 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise). Segundo a polícia, as investigações começaram em maio de 2024, após a identificação da forte presença da facção criminosa no conjunto habitacional BNH, no bairro Aparecida.
“A partir de então, conseguimos identificar diversos indivíduos que atuavam sob o comando do PCC nos pontos de tráfico de drogas dentro do BNH, e várias prisões foram feitas. Diante disso, os policiais chegaram até esses dois endereços, e todo esse arsenal foi apreendido”, explicou o delegado Leonardo Amorim Rivau, da Dise, em entrevista coletiva ao lado do delegado Caio Azevedo de Menezes.
O casal preso — Patrick Machado Nazário, de 46 anos, e Josivania Costa Nascimento, de 44 — mantinha o arsenal há cerca de seis meses e integrava uma célula restrita do PCC. Eles foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de uso restrito. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) informou, em nota, que a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva.
“O suspeito transportava o armamento para os criminosos do BNH quando havia necessidade, e depois armazenava novamente nos imóveis. Os materiais pertenciam ao PCC, e ele era o responsável por guardar e transportar os armamentos”, declarou o delegado Rivau.
Imagem divulgação: Polícia Civil de Santos
O delegado acrescentou que, nos imóveis, os policiais encontraram um verdadeiro arsenal de guerra, incluindo diversos fuzis, pistolas, granadas, munições de calibres variados, grande quantidade de drogas e dois celulares, que devem ajudar a polícia a identificar o uso e o destino do armamento.
Jornalista formada pela Universidade Paulista em 2023, com experiência em apuração, produção de pautas, apresentação e cobertura de matérias jornalísticas em diferentes formatos.