A Prefeitura de Mongaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou tratativas com autores da Cidade e da região, com o objetivo de planejar e fomentar projetos futuros de incentivo à leitura, voltados aos jovens.
Na última semana, a coordenadora de Língua Portuguesa, Fabiane Vargas, conversou com o escritor e professor Fernando Buzzetto.
“Nosso foco é envolver os alunos da rede municipal de ensino, incentivando o protagonismo, a criatividade e a reflexão crítica, por intermédio da leitura. A aproximação com os autores, em atividades, será fundamental dentro dos nossos objetivos, fazendo com que os jovens sejam autores de suas próprias vidas”, destaca a professora Fabiane.
Iniciativa de projetos com autores é focada em jovens
De acordo com a secretária de Educação, a professora Mariva Paiva, a iniciativa busca não apenas fortalecer a conexão entre a escola, os estudantes, a literatura e os livros, mas também despertar nos jovens o desejo de explorar sua própria capacidade de expressão promover o desenvolvimento de competências fundamentais em sua formação acadêmica, pessoal e cidadã.
“Além disso, esses projetos têm o potencial de integrar a comunidade escolar e valorizar a cultura local, destacando a relevância de escritores como Fernando Buzzetto na promoção da identidade cultural de Mongaguá”, declara a secretária.
Continua após a publicidade
O escritor Buzzetto ressalta que “os jovens escritores precisam de orientação, incentivo e apoio. Escritores atuais não podem se fechar em grupinhos e ignorar os jovens. Trabalho com pesquisa junto aos jovens para formar meus personagens mais próximos da realidade”.
O autor frisa, ainda, que ao atuar como jurado na última Feira de Cultura, teve oportunidade de ler textos maravilhosos, escritos por adolescentes.
“Quero ampliar esse contato e criar um canal para que eles possam divulgar os seus trabalhos.”