PF prende Maurício Peretto, irmão de comerciante assassinado, em operação contra fraudes

Segundo a polícia, grupo investigado movimentava grandes quantias obtidas em fraudes
PF prende Maurício Peretto, irmão de comerciante assassinado

A Polícia Federal deflagrou a Operação Tripeiros em mais de dez Estados para desmantelar uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias e lavagem de dinheiro. Na Baixada Santista, quatro suspeitos foram presos – entre eles, o empresário Maurício Peretto Júnior, irmão de Igor Peretto, assassinado em 2024.

Segundo a PF, a operação foi resultado de um ano e meio de investigação focada nos chefes da organização, nos executores das fraudes e nos recrutadores de pessoas usadas como “laranjas”. O grupo criminoso movimentava grandes quantias por meio de contas espalhadas pelo país.

Em um único dia, a organização chegou a furtar aproximadamente R$ 1 milhão, distribuídos entre 70 contas de laranjas. A atuação criminosa abrangia diversas Unidades Federativas, incluindo Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Segundo o advogado que representa o suspeito, Felipe Pires de Campos, seu cliente acredita que a situação será resolvida. “Ainda não temos muito o que comentar, por causa do sigilo, mas ele está confiante que tudo será esclarecido o mais breve possível”, disse ao VTV News.

Operação Tripeiros prende suspeitos no litoral de SP

Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão, além do sequestro de bens dos investigados. As ordens judiciais foram autorizadas pela Justiça Estadual de São Paulo e executadas nos Estados de São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Ceará.

Na Baixada Santista, as prisões ocorreram em Praia Grande, São Vicente e Itanhaém, na terça-feira (1º). Além disso, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos na região. Os suspeitos poderão responder por lavagem de dinheiro, furto qualificado mediante fraude e organização criminosa.

Maurício Peretto, de 35 anos, foi preso em sua casa, no bairro Canto do Forte, em Praia Grande, enquanto se preparava para ir à faculdade. Um veículo foi apreendido. Ele é irmão do vereador Tiago Peretto e de Igor Peretto, assassinado em 2024, caso em que Maurício seria testemunha. O inquérito corre em segredo de Justiça.


Continua após a publicidade

Itens de luxo foram apreendidos, incluindo um bracelete com o nome ‘Peretto’ – Reprodução: PF / redes sociais

Quem é o empresário preso em Praia Grande?

Apresentado nas redes sociais como empresário, apostador e influenciador com quase 90 mil seguidores no Instagram, Peretto Júnior exibia uma vida de luxo e ostentação. Entre os itens apreendidos, a PF encontrou um bracelete com o nome da família “Peretto” e um cartão com a foto de Igor Peretto.

Ambos eram sócios em uma empresa de motos ao lado de Mário Vitorino, que confessou ter matado Igor. A ação é um desdobramento da Operação Faroeste Digital, que investigava desde 2024 um esquema que já teria movimentado mais de R$ 100 milhões.

Tiago Peretto se posiciona nas redes sociais: ‘antes de julgar, precisamos esperar’

Além da vida digital, Maurício é irmão do vereador de São Vicente, Tiago Peretto (União Brasil), que foi às redes sociais em uma longa live para desabafar sobre a prisão do irmão. Em tom emocional, o parlamentar afirmou estar tão surpreso quanto o público e fez questão de destacar o afastamento de 15 anos entre eles.

“Fiquei 15 anos sem falar com ele. Não tinha essa intimidade e contato. Mas ele é meu irmão. Se ele fez alguma coisa errada, ele vai ser penalizado, e se não fez, vai ser absolvido. Já recebi três mandados de busca e apreensão e, no mesmo dia, me devolveram. Então, antes de julgar, precisamos esperar a Justiça”, disse Tiago.

A fala de Tiago também expôs as tensões e rupturas familiares diante do caso. O vereador mencionou que a família já estava abalada pelo assassinato de Igor. “Talvez, se eu tivesse por perto e feito o papel que meu pai não fez, meu irmão estaria vivo e o outro não estaria passando por isso”.

Autor

Mais lidas
professor abuso.png

Professor é preso suspeito de abusar de adolescente em banheiro público

Dorival Júnior foi demitido do cargo de técnico da Seleção Brasileira rafael ribeiro cbf

Dorival é demitido da Seleção Brasileira e CBF pagará multa milionária

WhatsApp Image 2025-03-30 at 16.13.25

Mulher com licenciamento vencido foge de blitz e bate carro em poste

WhatsApp Image 2025-03-31 at 09.58.31

Usuário de drogas, neto mata avó com golpes de marreta

grávida ameaça médico

Grávida ameaça bater em médico após ele negar atestado

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.