Neste domingo (6), das 11h às 17h, acontece a primeira edição da Feira de Artesanato Itinerante de abril em Praia Grande, dessa vez com conscientização sobre o autismo.
Com entrada gratuita, o evento será realizado na área de lazer Ézio Dall’Acqua, popularmente conhecida como Portinho (Rua Paulo Sérgio Garcia, s/nº, no bairro Sítio do Campo).
Estima-se que 30 artesãos de Praia Grande participem desta edição da feira. Uma das barracas é a do projeto M.A.E.S (Mães Atípicas Empreendedoras da PG), que reúne mães de autistas, superdotados, crianças com TDAH e paralisia cerebral, envolvendo deficiências visíveis e ocultas.
O projeto é aberto para todas as mulheres que se dedicam inteiramente para cuidar do outro. A representante das Mães Atípicas, Cris Gouvêa, destaca os serviços fornecidos e comenta sobre a importância de evidenciar o autismo.
Continua após a publicidade
“Somos artesãs, costureiras, crocheteiras, cozinheiras, designers, entre outras profissões, compartilhando realidades, sonhos e amor. Na barraca de artesanato, oferecemos uma diversidade de crochês, bolsas, biquínis, brincos e utensílios domésticos. Também ofertamos bolos, cocadas, empadas e tortas salgadas. Nas feiras itinerantes, temos voz ativa para apresentar o projeto M.A.E.S e discutir sobre o autismo e todas as suas nuances”, explicou ela.
A campanha – “Abril Azul” busca promover a conscientização e ampliar a visibilidade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse momento destaca a necessidade crescente de criar e implementar programas que ofereçam apoio às pessoas com autismo. O TEA é uma condição neurológica vitalícia que se manifesta na primeira infância, embora muitos indivíduos sejam diagnosticados apenas na vida adulta.