O vice-prefeito de Mongaguá (SP), Júlio Cezar de Carvalho Silva Santos, conhecido como Júlio da Imobiliária (PDT), publicou um vídeo nas redes sociais na noite desta segunda-feira (11) para anunciar o rompimento político com a prefeita Cristina Wiazowski (PP). Na gravação, ele afirma que decidiu assumir oposição ao atual governo municipal e critica a condução da administração.
No vídeo, Júlio diz que tomou uma “decisão difícil, mas necessária” e afirma que não foi eleito “para ser cúmplice de uma gestão que virou marionete de um projeto pessoal”. O vice-prefeito também declarou que Mongaguá “precisa de uma liderança com voz própria” e criticou decisões tomadas, segundo ele, “entre quatro paredes”.
Ainda na publicação, que já reúne milhares de interações, Júlio afirmou que não será “omisso enquanto o poder é exercido por quem sequer deveria estar assinando decisões”. O vice-prefeito também disse que sua voz agora está “livre para cobrar resultados” e defender “uma gestão moderna, técnica e independente” (assista abaixo).
Júlio não explicou, até o momento, como pretende conduzir seu mandato daqui para frente, nem se deixará a vice-prefeitura de Mongaguá, cidade do litoral de São Paulo.
Leia o discurso de Júlio da Imobiliária na íntegra:
“É por um verdadeiro projeto de cidade que eu assumo hoje a oposição ao governo Cristina Wiazowski. Tomei uma decisão difícil, mas necessária. Não dá mais. Chega! Não fui eleito para ser cúmplice de uma gestão que virou marionete de um projeto pessoal. Mongaguá precisa de uma liderança com voz própria, e não de quem se deixa guiar por vaidades externas. É triste ver nossa cidade tratada como um quintal particular. Eu tentei construir pontes, tentei o equilíbrio, mas há um limite para quem tem compromisso com a verdade. Não aceito mais decisões tomadas no isolamento, entre quatro paredes. Não serei omisso enquanto o poder é exercido por quem sequer deveria estar assinando decisões. Chega de vaidades acima da cidade. Chega de tratar a prefeitura como extensão de interesses pessoais. A partir de agora, minha voz é livre. Livre para cobrar resultados. E lutar por uma gestão moderna, técnica e independente. O futuro de Mongaguá não pertence a grupos, pertence ao povo. O futuro exige coragem. E a minha começou agora”.
Racha político
Apesar das eleições municipais terem acontecido em 2024, Cristina Wiazowski e Júlio da Imobiliária tomaram posse apenas em 11 de julho de 2025, após a realização de uma eleição suplementar em Mongaguá. Foi a primeira vez que uma mulher assumiu o cargo de prefeita no município.
Conforme noticiado anteriormente, a nova votação foi necessária porque o vencedor das eleições ordinárias de outubro de 2024, Paulo Wiazowski Filho, marido de Cristina, teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, o pleito foi anulado e o município precisou passar por uma nova eleição. Na eleição suplementar realizada em junho de 2025,Cristina Wiazowski foi eleita prefeita com 66,33% dos votos.
O que diz a Prefeitura de Mongaguá?
O VTV News procurou a Prefeitura de Mongaguá na manhã desta terça-feira (12), que informou ter tomado conhecimento da decisão de Júlio por meio das redes sociais. Em nota, a prefeita afirmou que a atitude prejudica a implantação do modelo de gestão adotado pela administração municipal e destacou que “o momento agora é de muita responsabilidade”. Leia na íntegra o posicionamento de Cristina Wiazowski:
“Essa antecipação do processo político prejudica muito a forma como estamos implantando um modelo de gestão na cidade de Mongaguá. Uma gestão responsável, eficiente, um projeto de reconstrução da cidade e não apenas um projeto pessoal, ou focado em conquista de espaço futuro, ou financeiro. O momento agora é de muita responsabilidade e seriedade. Vamos continuar esse projeto, focando na busca de recursos para que sejam feitas as entregas necessárias, para que a gente possa responder a toda essa expectativa que foi criada por parte da população.
Nós ainda estamos enfrentando vários problemas por falta de estrutura e toda a deficiência que encontramos junto à prefeitura, e não podemos hoje nos preocupar com vaidades pessoais e outros objetivos que não seja atender a população de Mongaguá naquilo que ela mais precisa. Saúde, segurança, geração de emprego e renda. Infelizmente não é todo mundo que aceita ser liderado por uma mulher”.
O órgão informou também que, até agora, não há confirmação sobre uma eventual saída de Júlio do cargo.

Quem é o vice-prefeito de Mongaguá?
Julio Cezar de Carvalho Silva Santos, conhecido como Júlio da Imobiliária, tem 39 anos, nasceu em São Paulo e mora em Mongaguá há quase 30 anos. Empresário do ramo imobiliário, ele também atua no setor da construção civil e já participou de entidades ligadas ao desenvolvimento urbano da Baixada Santista.
Formado em Administração pela Faculdade de Itanhaém, Júlio também possui formação técnica em Edificações e Informática pela ETEC Adolfo Berezin. Casado e pai de duas filhas, ele entrou para a vida pública após conviver de perto com a política por meio do irmão, Carlão da Imobiliária, vereador por dois mandatos na cidade.