Um incêndio em um reator da subestação de Bateias, no Paraná, provocou a abertura da interligação elétrica entre o Sul e o Sudeste/Centro-Oeste e deu início a um apagão que afetou os quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN) na madrugada desta terça-feira (14). A ocorrência foi registrada às 0h32 pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que confirmou a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga.
A falha resultou na suspensão do fornecimento de energia em vários estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Santa Catarina e o Distrito Federal. Segundo relatos de moradores e dados do site DownDetector, a duração da falta de energia variou de cinco minutos a uma hora, a depender da localidade.
No claro das redes sociais, internautas de diversas partes do país também registraram o apagão na madrugada.
Apagão em Olinda. Abri o Twitter e pelo jeito, é no país todo 😳 pic.twitter.com/pSlnQYlqSn
— Anizio Silva 🚩❤️🇧🇷 (@anizio) October 14, 2025
Região bragantina também foi impactada
Conforme apurado pelo VTVNews, cidades como Atibaia, Bragança Paulista e Bom Jesus dos Perdões registraram queda de energia. A Energisa, concessionária que atende Bragança, informou que alguns bairros foram afetados, mas não detalhou a extensão da interrupção. Outras concessionárias também confirmaram o evento, mas reforçaram que o problema foi resolvido.
Na região Sul, onde a subestação de Bateias está localizada, houve perda de aproximadamente 1.600 MW de carga. A falha provocou o desligamento de toda a unidade de 500 kV e interrompeu a exportação de cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste. Para os demais subsistemas, foi acionado o ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga), resultando na seguinte distribuição de perda:
- Sudeste: 4.800 MW
- Nordeste: 1.900 MW
- Norte: 1.600 MW
O restabelecimento da carga foi iniciado poucos minutos após a identificação da falha. Segundo o ONS, a recomposição nos sistemas Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste foi concluída em até 1h30min, enquanto as cargas do Sul foram completamente normalizadas por volta das 3h.
A Amazonas Energia relatou que a “perturbação” no SIN causou interrupções em bairros de Manaus, Parintins e Itacoatiara, com registros de instabilidade entre 00h09 e 00h25. Já no Distrito Federal, a Neoenergia Brasília indicou que o desligamento durou entre 00h31 e 01h06, atingindo oito subestações e deixando cerca de 300 mil clientes sem energia.
O ONS informou que uma reunião com os principais agentes do setor será realizada ainda nesta terça-feira para tratar da ocorrência. Também está prevista uma análise preliminar da perturbação, que servirá de base para o Relatório de Análise da Perturbação (RAP) a ser concluído até sexta-feira, dia 17.
A gambiarra que eu tive que fazer pra isso ficar ligado durante o apagão (tenho muito medo de escuro) pic.twitter.com/M1xnwvH6Cm
— 👹Mashiro Riina👹 (@HametsuNoMajo) October 14, 2025