Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Apagão atinge todas as regiões do país após incêndio em subestação no Paraná

Falha no Sistema Interligado Nacional causou interrupção de 10 mil MW e afetou cidades da região bragantina.
Apagão atinge regiões do país após incêndio em subestação no Paraná

Um incêndio em um reator da subestação de Bateias, no Paraná, provocou a abertura da interligação elétrica entre o Sul e o Sudeste/Centro-Oeste e deu início a um apagão que afetou os quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN) na madrugada desta terça-feira (14). A ocorrência foi registrada às 0h32 pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que confirmou a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga.

A falha resultou na suspensão do fornecimento de energia em vários estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Santa Catarina e o Distrito Federal. Segundo relatos de moradores e dados do site DownDetector, a duração da falta de energia variou de cinco minutos a uma hora, a depender da localidade.

No claro das redes sociais, internautas de diversas partes do país também registraram o apagão na madrugada.

Região bragantina também foi impactada

Conforme apurado pelo VTVNews, cidades como Atibaia, Bragança Paulista e Bom Jesus dos Perdões registraram queda de energia. A Energisa, concessionária que atende Bragança, informou que alguns bairros foram afetados, mas não detalhou a extensão da interrupção. Outras concessionárias também confirmaram o evento, mas reforçaram que o problema foi resolvido.

Na região Sul, onde a subestação de Bateias está localizada, houve perda de aproximadamente 1.600 MW de carga. A falha provocou o desligamento de toda a unidade de 500 kV e interrompeu a exportação de cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste. Para os demais subsistemas, foi acionado o ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga), resultando na seguinte distribuição de perda:

  • Sudeste: 4.800 MW
  • Nordeste: 1.900 MW
  • Norte: 1.600 MW

O restabelecimento da carga foi iniciado poucos minutos após a identificação da falha. Segundo o ONS, a recomposição nos sistemas Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste foi concluída em até 1h30min, enquanto as cargas do Sul foram completamente normalizadas por volta das 3h.

A Amazonas Energia relatou que a “perturbação” no SIN causou interrupções em bairros de Manaus, Parintins e Itacoatiara, com registros de instabilidade entre 00h09 e 00h25. Já no Distrito Federal, a Neoenergia Brasília indicou que o desligamento durou entre 00h31 e 01h06, atingindo oito subestações e deixando cerca de 300 mil clientes sem energia.

O ONS informou que uma reunião com os principais agentes do setor será realizada ainda nesta terça-feira para tratar da ocorrência. Também está prevista uma análise preliminar da perturbação, que servirá de base para o Relatório de Análise da Perturbação (RAP) a ser concluído até sexta-feira, dia 17.


Continua após a publicidade

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista formado em junho de 2025, atuando desde 2023 com foco em reportagens de profundidade, gestão de projetos, fotografia e pesquisa. Autor de obra sobre temas sociais e políticos, com análise crítica da democracia e da sociedade.

VEJA TAMBÉM

Bragantino realiza exames da pré-temporada antes do final do ano

Bragantino realiza exames da pré-temporada antes do final do ano e se prepara para enfrentar o Atlético-MG

O que é comemorado em 15 de novembro? Veja se o comércio fecha no feriado

O que é comemorado em 15 de novembro? Veja se o comércio fecha no feriado

Banco Central alerta: quase R$ 10 bilhões em dinheiro esquecido ainda não foram resgatados

Banco Central alerta: quase R$ 10 bilhões em dinheiro esquecido ainda não foram resgatados

Dia da Consciência Negra é feriado nacional ou ponto facultativo?

Dia da Consciência Negra é feriado nacional ou ponto facultativo?

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.