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Atibaia renova transporte público com 20 ônibus zero km e inicia reestruturação do sistema

A prefeitura de Atibaia investe no transporte, e entrega 20 novos ônibus zero km. Além da renovação da frota, novas medidas são discutidas.
Atibaia adquire nova frota de ônibus (Foto: reprodução / Prefeitura de Atibaia)

A Prefeitura de Atibaia deu o primeiro passo concreto na reformulação do transporte coletivo ao incorporar 20 novos ônibus zero quilômetro à frota municipal. A entrega representa um avanço inédito desde o início da atual gestão e reduz significativamente a idade média dos veículos para 1,03 ano — índice muito inferior ao limite contratual de cinco anos.

A medida é considerada estratégica para qualificar o serviço ofertado aos cerca de 520 mil passageiros transportados mensalmente na cidade.


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Os modelos mais antigos em circulação restringem-se a dois ônibus de 2022, um marco frente à antiga configuração, que ainda operava com unidades de 2016. “A frota anterior contava com 24 veículos de 2016 (os mais antigos), 10 de 2017, 6 de 2022 e 25 de 2023. Com a atualização, os veículos mais antigos em operação passam a ter apenas duas unidades de 2022, complementados por 18 veículos de 2023, 25 de 2024 e os 20 novos veículos deste ano“, anunciou a prefeitura de Atibaia.

A entrega oficial ocorreu na terça-feira (10), no Centro de Convenções, com presença de autoridades locais e representantes da SOU Atibaia, concessionária responsável pela operação. Durante o evento, o prefeito reafirmou que a renovação da frota é apenas uma etapa inicial dentro de uma agenda mais ampla de transformação do transporte coletivo no município.

Sistema em revisão técnica e tarifária

Além da modernização da frota, a Prefeitura iniciará neste mês uma licitação para contratar uma empresa especializada que conduzirá um mapeamento técnico com base em georreferenciamento. O estudo abrangerá linhas, horários e pontos de parada, visando à reformulação da malha de atendimento. A ideia é alinhar a operação à realidade urbana atual, promovendo um sistema mais eficiente e responsivo às demandas da população.

Outro eixo de reestruturação envolve a política tarifária. Estagnada desde 2019, a tarifa atual de R$ 4,60 está sendo revisada diante da elevação dos custos operacionais. Para embasar decisões com base técnica e garantir a sustentabilidade financeira do sistema, será contratada uma consultoria que avaliará tanto o valor da tarifa quanto o subsídio repassado à concessionária. Atualmente, a chamada tarifa de remuneração — valor real da passagem — ultrapassa o dobro do cobrado dos usuários, com a diferença sendo absorvida pelo município.

A administração afirma que a renovação dos veículos foi realizada sem nenhum reajuste imediato na tarifa, priorizando a entrega de melhorias antes da revisão do valor ao público. A medida, segundo a gestão, busca preservar o equilíbrio entre responsabilidade fiscal e acessibilidade para os usuários do sistema.

As iniciativas integram uma agenda de planejamento mais ampla, que inclui o estudo para a implantação da tarifa zero em períodos específicos. A proposta, ainda em fase preliminar, pretende garantir gratuidade parcial no transporte urbano como política pública permanente, articulando mobilidade com inclusão social.


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Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista de profundidade, autor do livro A Teoria de Tudo Social: Democracia LTDA., ambicioso por política e debates

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