Um bebê de 1 ano e 7 meses foi salvo por guardas civis de Bragança Paulista (GCM) após sofrer um engasgamento, na noite do último sábado (20), na Rodovia Capitão Barduíno, nas proximidades do bairro Curitibanos. Segundo informações na ocorrência, a criança estava inconsciente quando os agentes foram abordados pelo pai, que dirigia no sentido contrário da via.
Assim que o pai desembarcou e relatou a situação, os guardas iniciaram imediatamente a manobra de Heimlich. Em poucos segundos, o bebê voltou a respirar, abriu os olhos e começou a chorar. Diante da urgência, a equipe da GCM solicitou à Central de Comunicação Operacional (CCO) que avisasse a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Davi, também de Bragança Paulista, para que a equipe médica estivesse de prontidão.
O bebê foi encaminhado consciente e respirando à UPA, onde recebeu os primeiros atendimentos e exames necessários. Segundo informações da unidade, o quadro de saúde da criança evoluiu bem após a intervenção rápida dos guardas.
Especialistas procurados pela redação explicam que a manobra de Heimlich, também conhecida como compressão abdominal, é um procedimento de primeiros socorros usado para tratar obstruções das vias aéreas superiores (ou engasgos) por corpos estranhos, como alimentos ou objetos pequenos.
Quando usar a manobra de Heimlich:
A manobra de Heimlich deve ser utilizada apenas quando a obstrução das vias aéreas é grave e coloca a vida da pessoa em perigo. Os sinais de obstrução grave incluem:
- Incapacidade de falar ou tossir
- Dificuldade para respirar ou respiração ruidosa
- Coloração azulada da pele (cianose)
- Perda de consciência