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Educação no trânsito: Atibaia e PRF fecham parceria em prol das crianças

Prefeitura de Atibaia e PRF fecham parceria para implantar um programa de educação de trânsito nas escolas da rede municipal.
PRF Polícia Rodoviária Federal durante ação nas estradas

A cidade de Atibaia formalizou nesta segunda-feira (2) uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para implantar um programa de educação de trânsito nas escolas da rede municipal. A iniciativa, voltada a alunos do Ensino Fundamental, tem como objetivo fomentar a formação cidadã desde os primeiros anos de escolarização, incentivando comportamentos responsáveis e seguros no trânsito.

Segundo o superintendente da PRF em São Paulo, inspetor Edson José Almeida Júnior, a proposta vai além do ambiente escolar. A intenção é que os estudantes atuem como vetores de mudança também dentro de casa, replicando o conteúdo aprendido e sensibilizando suas famílias. “Queremos que esses jovens se tornem multiplicadores, levando a educação de trânsito para o maior número possível de pessoas”, afirmou.


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O encontro que selou a parceria ocorreu na sede da Prefeitura e contou com a presença do novo secretário municipal de Segurança Pública, Márcio Pontes, que expressou apoio integral ao projeto. Também participaram o prefeito Daniel Martini, secretários municipais, o presidente da Câmara Júlio Mendes e representantes da PRF, incluindo o chefe substituto da Delegacia de Atibaia, inspetor Flávio Oliveira.

A Secretaria de Educação deverá, nos próximos dias, repassar dados sobre a rede municipal, número de alunos e as unidades escolares mais adequadas para receber as primeiras atividades. A metodologia da ação será definida pela PRF, que já conduz estudos internos para adaptar a abordagem ao contexto local.

Atibaia e PRF fazem parceria para educação no trânsito (Foto: Reprodução / SECOM)

Experiência prévia e expansão local

O esboço da iniciativa tem como ponto de partida o projeto “Berçário do Trânsito”, realizado em 2022 em Atibaia, no hangar da PRF. À época, mais de 1.600 crianças participaram de atividades lúdicas e educativas em um espaço cenográfico com sinalização adaptada, viaturas em exposição e palestras interativas. A experiência serviu como piloto para a nova etapa do trabalho, agora voltada ao ambiente escolar.

A expectativa é que o programa se consolide como política pública local e contribua para a redução de acidentes, comportamentos de risco e omissões corriqueiras no espaço urbano. O projeto será desenvolvido ao longo do ano letivo e deverá ser incorporado gradualmente ao calendário pedagógico das unidades participantes.


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Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista de profundidade, autor do livro A Teoria de Tudo Social: Democracia LTDA., ambicioso por política e debates

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