A 3ª edição da Expo Industrial e de Serviços de Atibaia consolidou o município como um polo de desenvolvimento econômico, inovação e empreendedorismo. A cidade tem se destacado por projetos de apoio a empreendedores, desburocratização na abertura de empresas e fortalecimento das cadeias produtivas locais. O evento ocorreu entre os dias 2 e 4 de outubro, no Parque Edmundo Zanoni.
Na abertura, na manhã do dia 2, a secretária-executiva em exercício da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Mariana Rodrigues, destacou o papel estratégico de Atibaia:
“Entendemos a potência do município na geração de resultados e não existiria melhor lugar para visualizar esse cenário do que Atibaia, que sempre foi muito engajada em nossos programas e estratégias de fomento às cadeias produtivas locais.”
Outro momento marcante foi o reconhecimento oficial do Centro de Inovação Tecnológica de Atibaia pelo Governo do Estado de São Paulo, em uma conquista celebrada por autoridades, empresários e representantes da sociedade civil.
A cerimônia contou com a presença do prefeito de Atibaia, secretários municipais, vereadores e representantes de instituições parceiras, como o gerente do escritório regional do SEBRAE Guarulhos, Sérgio Gromik; o assessor de relações institucionais do Centro Paula Souza, Prof. Aldie Trabachini; e o presidente do Instituto Constanta de Inovação, André Araújo, além de autoridades estaduais.
Ambiente de negócios, inovação e oportunidades
Empresas, empreendedores e profissionais se reuniram para apresentar inovações, trocar experiências, ampliar networking e fomentar negócios. Para quem buscava oportunidades de emprego, a Feira de Empregabilidade ofereceu diversas vagas.
Com mais de 200 empresas expositoras, a Expo contou com Praça de Alimentação, Pavilhão das Indústrias, Pavilhão dos Prestadores de Serviços, além de palestras, workshops e atividades voltadas ao público. A entrada foi gratuita.
A Expo reforçou o compromisso de Atibaia com o desenvolvimento econômico sustentável e a geração de empregos. Entre as principais ações e conquistas desde o início de 2025, destacam-se:
Principais destaques da 3ª Expo Industrial
Reconhecimento com os Selos Ouro e de Inovação – Facilita SP: resultado do trabalho de desburocratização, integração de sistemas e agilidade nos processos de abertura e licenciamento de empresas, colocando Atibaia entre os nove municípios mais eficientes do Estado.
Startup Day (SEBRAE): evento nacional que conecta startups, investidores e especialistas. Em Atibaia, marcou o início do programa municipal de apoio às startups, impulsionando a criação de um ecossistema local de inovação e tecnologia.
Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Constanta de Inovação: gestor das Cadeias Produtivas e do Centro de Inovação Tecnológica (CIT), cujo reconhecimento pelo Governo do Estado, em setembro, fortalece a estruturação de um hub de inovação no município.
Fortalecimento das Cadeias Produtivas Locais (CPLs): ações como rodadas de negócios, assembleias, colegiados setoriais e comitês técnicos foram realizadas com apoio da Prefeitura, SEBRAE e Instituto Constanta. Os setores de Autopeças, TIC e Agronegócios foram estruturados e reconhecidos pelo programa estadual SP Produz como “Em Desenvolvimento”.
Programa PEIEX (ApexBrasil): qualifica micro e pequenas empresas para o mercado internacional, oferecendo capacitação técnica gratuita para iniciar ou ampliar exportações de forma planejada.
Implantação do programa Contrata+Brasil: iniciativa que conecta as compras públicas de pequenos serviços da construção civil aos MEIs de Atibaia. Informações e cadastros estão disponíveis no SEBRAE Aqui.
Jornada de Crédito: apresenta linhas de financiamento da Desenvolve SP e do Banco do Povo Paulista para MEIs, micro, pequenas e médias empresas, com workshops e orientação especializada durante a Expo.
Programa Trampolim: iniciativa estadual que promove empregabilidade e inclusão produtiva. Atibaia terá uma unidade de atendimento presencial no Jardim Imperial, com cursos como o de Metrologia Básica, previsto para iniciar no fim de outubro.