A Guarda Civil Municipal (GCM) de Bragança Paulista deteve um homem acusado de violência doméstica e lesão corporal na manhã da última quarta-feira (26), na Praça Luiz Apezzatto, próxima à Rodoviária. A ação foi desencadeada após um chamado do vigia do local, que relatou uma briga de casal e informou que o agressor portava uma faca.
Equipes da GCM, incluindo a Guardiã Maria da Penha, chegaram ao local e encontraram a vítima ferida. O suspeito havia fugido, mas foi localizado pouco depois na Avenida Dr. José Adriano Marrey Jr., correndo pelas vias próximas. Segundo informações da prefeitura, durante a abordagem, ele resistiu à prisão, exigindo o uso de força moderada para contê-lo.
O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido ao Plantão Policial, onde a detenção foi ratificada. Antes de ser encaminhado à Justiça para audiência de custódia, ele passou por exame clínico na Santa Casa.
Violência doméstica em Bragança Paulista
Bragança Paulista teve 828 casos de violência doméstica registrados no período de janeiro até junho deste ano, em 2024. Desse número, 73,85% dos casos ocorrem nas próprias residências ou em áreas residenciais. Além disso, 93,84% dos casos foram contra mulheres.
A via de comparação, isso equivale aproximadamente a dois casos por dia se dissolvidos dentro de um ano (365 dias). Vale ressaltar que os casos são referentes às localidades onde houve o delito, e que as delegacias onde foram registrados as denúncias podem variar de localidade.
Continua após a publicidade
Os dados foram fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Em comparação às circunscrições das cidades no entorno, Atibaia teve 618 casos registrados no mesmo período, enquanto Amparo teve zero casos na cidade.
Ainda assim, houve uma queda no número de casos registrados em relação a 2023. Anteriormente em Bragança Paulista, foram registrados 866 casos. Isso representa uma diferença de 4,39% em relação aos dados atuais.