Uma intensa massa de ar polar começa a atuar sobre o Brasil nesta terça-feira (10), provocando a queda mais acentuada de temperaturas registrada até agora em 2025 nas regiões Sul e Sudeste.
Segundo a previsão meteorológica, o fenômeno deve derrubar os termômetros em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória, tornando as tardes desta semana as mais frias do ano nessas áreas.
O avanço do ar frio terá início já no começo da terça-feira nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e, ao longo do dia, deve atingir os estados sudestinos.
Previsão em Bragança Paulista
Na região de Bragança Paulista, o início da semana será marcado por instabilidade e tempo fechado. Nesta semana, as temperaturas oscilam entre mínima de 8 °C e máxima de 20 °C.
- Esta segunda-feira (9) começou com céu encoberto e previsão de pancadas de chuva à tarde, mas as nuvens devem se dissipar à noite.
- Já a terça-feira será de tempo seco, com variação de nuvens ao longo do dia, mas sem expectativa de precipitação.
- Na quinta-feira, a tendência é de estabilização nas condições climáticas. O tempo volta a apresentar traços de normalidade, com presença de sol entre nuvens e atmosfera mais limpa, sem indicativo de instabilidades.

Logo após a chegada da massa de ar polar, uma frente fria também deve alcançar o centro-sul do país, com previsão de avanço até quinta-feira. Embora o sistema traga consigo uma nova queda nas temperaturas — reforçando o cenário de frio intenso —, não há expectativa de temporais ou eventos climáticos severos associados.