Projeto propõe integração de câmeras privadas ao monitoramento da Prefeitura de Atibaia

Vereador da proposta fala com a VTV sobre segurança pública na cidade.
Atibaia e segurança (Foto: Reprodução / Unsplash)

Vereador de Atibaia propõe utilizar câmeras de segurança privada de estabelecimentos e residências externas para integrar sistema de monitoramento da prefeitura.

O vereador Coronel Ikeda (PL) apresentou o Projeto de Lei Nº 0022-2025, que autoriza o compartilhamento de imagens de câmeras de segurança particulares com o Centro de Operações e Inteligência (COI) de Atibaia. A proposta inclui equipamentos de residências, condomínios, comércios e empresas privadas, desde que voltados para vias públicas.

Em entrevista ao VTV, o vereador destacou que as câmeras particulares integradas ao sistema devem estar voltadas para áreas públicas, e não serão utilizados equipamentos internos. Empresas privadas, com equipamentos voltados para a rua, também poderão aderir ao programa. O vereador afirma que “além da segurança, o modelo evita vandalismo, destruição de patrimônios públicos e proteger praças públicas”.

Questionado sobre a segurança de dados previstas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o propositor citou o artigo sétimo do projeto que “a utilização de dados e informações provenientes de imagens cedidas, deverão respeitar a inviolabilidade à intimidade, da vida privada, da honra e imagem das pessoas, bem como direito e garantias da lei de Proteção de Dados”.

“Qualquer agente que violar a lei de segurança de dados será responsabilizado devidamente, nos termos do código de ética do funcionalismo público da cidade e da lei”, disse o vereador.


Continua após a publicidade

Em São Paulo, o modelo já é utilizado

Desde 2017 São Paulo já utiliza o programa “City Câmeras”, que permite que qualquer cidadão ou empresa possa disponibilizar as câmeras próprias para integrar o sistema de monitoramento de segurança. O modelo passou por atualizações, em 2022, e em 2023 a cidade aderiu ao programa Smart Sampa, que conta com cerca de 40 mil câmeras de videomonitoramento na cidade.

Segundo informações da própria prefeitura de São Paulo, até o dia de hoje (26), mais de 2 mil pessoas foram presas em flagrante, e outras 913 pessoas foragidas foram capturadas através do sistema.

Mais lidas
professor abuso.png

Professor é preso suspeito de abusar de adolescente em banheiro público

motorista embriagado preso

Motorista embriagado foge da polícia, bate em poste e é preso

criança de 2 anos

Criança de 2 anos morre após cair em piscina de chácara

Dorival Júnior foi demitido do cargo de técnico da Seleção Brasileira rafael ribeiro cbf

Dorival é demitido da Seleção Brasileira e CBF pagará multa milionária

Luiz Gustavo treinando pelo São Paulo Site Oficial

Saiba onde assistir São Paulo x Sport pelo Campeonato Brasileiro

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.