O tempo instável deve predominar no estado de São Paulo ao longo da semana, com sol entre nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e à noite.
Ainda no início desta semana, a Grande São Paulo passou por uma forte chuva que levou ao alagamento de regiões do ABC paulista. Marcelo Seluchi, meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), disse que a chuva na cidade de São Paulo “surpreendeu”: “foi uma chuva concentrada, em um curto período de tempo. Apesar de termos a previsão de pancada, precisar a quantidade de chuva é díficil”.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo para os estados da região sudeste e parte do centro-oeste do país. O INMET alerta para chuva entre 20 e 30 mm/h, e ventos intensos de 40-60 km/h.

Temperaturas elevadas seguidas de chuva
Apesar das previsões de chuva e tempo instável, as temperaturas seguem elevadas, ultrapassando os 30°C nos períodos mais quentes do dia. No fim de semana, uma frente fria pode alterar as condições meteorológicas.
Continua após a publicidade
A terça-feira (1º) terá sol entre muitas nuvens e pancadas isoladas de chuva moderada a forte em todas as regiões paulistas. Há possibilidade de raios, ventania e granizo. O cenário se repete na quarta (2) e na quinta-feira (3), com instabilidade concentrada no período da tarde.
Na região de Campinas, a previsão segue a mesma tendência. Os termômetros devem atingir 30°C na terça e quarta-feira, e 31°C na quinta. O risco de temporais localizados persiste, especialmente no fim do dia.