Em comunicado, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Câmara e Autarquias de Atibaia (SISMA) alegou que o encontro, realizado no dia 1º de abril, gerou desinformação sobre a paralisação deliberada em assembleia. Por prudência, o sindicato optou por adiar o movimento até nova deliberação da diretoria.
A prefeitura se manifestou por meio de nota oficial. O governo municipal explicou que, embora o orçamento de 2025 tenha sido elaborado prevendo um reajuste de 4,2%, a inflação acumulada elevou o índice para 4,83%. A administração propôs um aumento de 6%, percentual superior ao da inflação, destacando que a medida não era adotada há anos.
O Sindicato dos Servidores anunciou nesta quarta-feira (2) a suspensão da greve prevista para hoje (3). A decisão foi tomada após uma reunião entre representantes do poder público e uma comissão de servidores, sem a presença do sindicato.
Segundo a prefeitura, a proposta foi apresentada ao SISMA e a uma comissão de servidores na última terça-feira (1). Após a reunião, o grupo teria concordado em não aderir à greve, que, na avaliação do governo, não se justificaria e traria prejuízos à população.
A redação procurou a diretoria do sindicato, e não obteve retorno até a última atualização desta matéria.
Leia a nota na íntegra
Nota Oficial
A Prefeitura da Estância de Atibaia vem a público esclarecer informações recentemente veiculadas no que diz respeito ao repasse inflacionário a ser concedido aos servidores públicos municipais.
Continua após a publicidade
Conforme estabelecido pela gestão passada para orçamento municipal de 2025, a previsão para o repasse era de 4,2%. Contudo, diante da inflação efetivamente apurada, esse valor passou para 4,83%.
Mesmo considerando o cenário de contingenciamento financeiro herdado da administração anterior, do que decorrem dificuldades amplamente conhecidas, a atual gestão propôs um reajuste de 6%, ou seja, em um percentual maior que a inflação acumulada no período, conduta essa que não aconteceu nos últimos anos, quando se chegou a discutir reajuste de 0%.
A aplicação deste índice foi debatida com a diretoria do SISMA (Sindicato dos Servidores Públicos Municiais, Câmara Municipal e Autarquias de Atibaia) e também, na última terça-feira (1), com uma comissão de servidores municipais. Após reunião com a referida comissão, onde todas as informações foram prestadas de forma clara e transparente para os servidores presentes, houve consenso do grupo de não adesão à possível paralisação anteriormente sugerida e anunciada pelo Sindicato.
Nesta quarta-feira (2), um dia após a reunião com a comissão de servidores, o Sindicato reavaliou sua posição e anunciou a suspensão da greve que, no entendimento da Administração Municipal, seria injustificada e poderia acarretar graves prejuízos à população.
Por fim, a Prefeitura da Estância de Atibaia, uma vez mais, reitera o seu apreço e respeito pelos servidores municipais, cujo trabalho é fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade e permanece sempre aberta ao diálogo com servidores e sindicato.”