SP define propostas e delegados para Conferência Nacional do Meio Ambiente

No eixo da Justiça Climática, autores propõem “mitigar as injustiças climáticas garantindo a participação social”
Conferência Nacional do Meio Ambiente (Foto: Divulgação)

A 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente de São Paulo concluiu a seleção de propostas e delegados para a etapa nacional, que ocorrerá em maio, em Brasília. O evento foi realizado na Universidade de São Paulo em 12 de março, e os resultados das propostas indicadas e dos delegados foram divulgados na última semana. 

O encontro estadual teve como objetivo debater estratégias para enfrentar a crise climática. No total, foram elaboradas e submetidas 727 propostas, organizadas e sistematizadas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e compiladas em 249 propostas dentro de cinco eixos temáticos:

  • Mitigação
  • Adaptação e Preparação para Desastres
  • Transformação Ecológica
  • Justiça Climática
  • Governança e Educação Ambiental

Os participantes da conferência trabalharam em 34 grupos de trabalho para definir 38 propostas prioritárias. Dessas, 20 foram selecionadas por votação no plenário para integrar a pauta da Conferência Nacional. Além das propostas, foram eleitos 70 delegados para representar o estado na etapa nacional.

Uma das sugestões aprovadas no eixo da Justiça Climática defende a mitigação das desigualdades no contexto ambiental, garantindo maior participação social. Cinco delegados eleitos tanto na conferência livre quanto na intermunicipal da região bragantina estiveram presentes na conferência estadual.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Cronologia das Conferências na Região Bragantina

1ª Etapa: Conferência Livre

A primeira conferência organizada em Bragança Paulista, realizada em dezembro de 2024, definiu Bruna Locardi como delegada para representar a região diretamente na etapa nacional, em Brasília. Além dela, um suplente também foi eleito. Em Brasília, Locardi defenderá outras 10 propostas que afetam diretamente a região bragantina.

2ª Etapa: Conferência Intermunicipal

Em janeiro deste ano, foi definida uma delegação de representantes para participar da Conferência Estadual de São Paulo. A conferência foi realizada em Atibaia.

3ª Etapa: Conferência Estadual

Nesta fase, são eleitos 70 delegados para representar o estado e definidas 20 propostas prioritárias, que serão levadas para a etapa nacional em maio. A delegação da região bragantina esteve presente no evento, mas nenhum delegado foi eleito para representar o estado em Brasília.


Continua após a publicidade

Apesar de não conquistarem um pleito estadual, uma das propostas sintetizadas pela delegação bragantina foi acatada na etapa estadual e seguirá para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente com o tema de “Estabelecer um programa interfederativo de governança, com incentivos técnicos e financeiros, para a implementação da Agenda 2030, objetivando reduzir as desigualdades socioambientais, mitigar injustiças climáticas e combater o racismo ambiental.”

Em entrevista ao VTV, Lucas Scardino Fries, um dos membros da delegação e colaborador da proposta, comentou sobre a “alma da proposta”: “Sabe-se que as comunidades periféricas e determinados grupos específicos são mais vulneráveis e suscetíveis às consequências das emergências climáticas, seja por falta de saneamento básico, ou por riscos de alagamentos, enxurradas e deslizamentos.” 

“Diante deste cenário, surgiu a proposta de fomento do desenvolvimento de políticas com este objetivo específico através da disponibilização de apoios financeiros e técnicos entre os entes”, finalizou. Confira a lista das propostas escolhidas.

A etapa nacional, prevista para começar em 06 de maio e finalizar no dia 09, reunirá representantes de todos os estados para consolidar as diretrizes da política ambiental do país.

Mais lidas
unnamed - 2025-03-20T123935.505

Já começou! 21ª Campinas Restaurant Week reúne o melhor da gastronomia com preços acessíveis

woeufndows838ebdbso (1)

Vídeo: homem é preso escondido dentro de túmulo no cemitério de Jaguariúna

cartaz-campinas-banheiro-masturbacao-ejacular

‘Proibido ejacular’: cartaz em Campinas proíbe masturbação em banheiro; entenda

WhatsApp Image 2025-03-21 at 08.26.06

Operação flagra integrantes do PCC reabastecendo ‘biqueiras’ em Piracicaba

IMG_8970

Jogador que sofreu grave acidente sai da UTI e vai para o quarto

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.