Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Americana decreta emergência hídrica para reduzir os impactos da estiagem

Segundo o Departamento de Água e Esgoto, a situação só deve ser normalizada com a retomada das chuvas

A Prefeitura de Americana anunciou nesta segunda-feira (29) que será publicado um decreto de emergência hídrica para minimizar os impactos da estiagem prolongada e da baixa qualidade da água do Rio Piracicaba, que abastece o município.

Segundo o prefeito, Chico Sardelli, a decisão é necessária diante da gravidade da situação enfrentada.

“Estamos vivendo um momento crítico, que exige respostas rápidas. O decreto de emergência hídrica vai nos dar condições de intensificar as ações necessárias para reduzir os impactos à população e garantir que todos tenham acesso à água de qualidade neste período de escassez”, afirmou Chico.

Com o decreto, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) poderá ampliar as equipes de reparo de vazamentos, contratar mais caminhões-pipa para atendimento em pontos específicos das regiões mais afetadas e intensificar as campanhas de conscientização sobre o uso racional da água.

“Não podemos desperdiçar um recurso tão essencial. É hora de união, de responsabilidade e de consciência coletiva, para que possamos atravessar esse período difícil com o menor impacto possível”, afirmou o superintendente do DAE, Marcos Eduardo Morelli.

O DAE reforçou também que a estiagem prolongada comprometeu a qualidade da água do Rio Piracicaba, dificultando o processo de captação que precisou ser reduzido em cerca de 20% e também o tratamento da água.

Para assegurar que a população receba água dentro dos padrões exigidos, o volume tratado precisou ser temporariamente reduzido. Essa condição também exige lavagens mais frequentes dos decantadores e filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA), processo que aumentou em aproximadamente quatro vezes, provocando oscilações no abastecimento em diferentes regiões da cidade.

O DAE ressalta que a situação só deve ser normalizada com a retomada das chuvas, especialmente na região da cabeceira do Rio Piracicaba, e reforça o apelo para que a população colabore, adotando hábitos de economia e uso consciente da água.

Medida acompanha decreto da SP Águas

A medida adotada pela Prefeitura de Americana vai ao encontro do decreto publicado pela SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo), que declarou estado de escassez hídrica na Bacia do Rio Piracicaba, que registrou chuvas 90% abaixo da média nos últimos meses.

Esse cenário afeta diretamente Americana, já que a vazão e a qualidade da água do Rio Piracicaba responsável pelo abastecimento da cidade estão muito baixas.

De acordo com o documento publicado pela SP Águas na última terça-feira (23), a condição de escassez hídrica é caracterizada por um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de água na bacia, resultado do aumento do consumo aliado à redução na disponibilidade hídrica atual.

O superintendente do DAE, Marco Morelli, destacou a importância do decreto estadual para reforçar a gravidade da situação:

“O documento comprova que o cenário problemático é regional, com o Estado reconhecendo que a Bacia do Rio Piracicaba está com pouca água. É o primeiro passo para que o Estado possa adotar medidas de apoio aos municípios. Nossas equipes têm trabalhado com muito empenho para buscar amenizar o problema, e esperamos que as chuvas possam melhorar as condições do rio nos próximos dias”, afirmou.

Abastecimento de água em Americana

Ainda segundo o DAE, com as chuvas abaixo da média nos meses de agosto e setembro, o sistema de abastecimento de água de Americana vem enfrentando intermitência em diversos bairros, especialmente nos últimos dez dias.

Em razão desse problema de abastecimento, as aulas presenciais foram suspensas na FATEC Americana a partir desta segunda-feira (29).

O Centro Paula Souza informou que as aulas estão sendo realizadas de forma online por tempo indeterminado. A volta ao formato presencial depende da regularização do fornecimento de água.


Continua após a publicidade

Autor

  • Camila Borges dos Santos

    Jornalista formada pela Universidade Paulista em 2023, com experiência em apuração, produção de pautas, apresentação e cobertura de matérias jornalísticas em diferentes formatos.

VEJA TAMBÉM

Fila de cirurgia ortopédica em Campinas em frente ao hospital, com pacientes aguardando por atendimento e procedimento ortopédico por muitos anos, enquanto o Ministério Público acionou a Justiça.

Pacientes esperam até 12 anos por cirurgia e MP vai à Justiça em Campinas

Imagem em close de uma mulher sorridente com cabelo loiro ondulado, segurando ou usando um arranjo amarelo na orelha e vestindo roupa clara, em destaque contra fundo escuro; referência ao filme sobre Marília Mendonça anunciando o tema da produção

Prime Video anuncia filme sobre Marília Mendonça e revela protagonista

Imagens de câmeras de segurança mostram adolescentes encapuzados em uma loja, circulando entre prateleiras com produtos, em Praia Grande, após roubo de Mounjaro.

Adolescentes são apreendidos após roubo de Mounjaro em Praia Grande

Lucas Borbas aparece sorrindo ao lado de uma mulher em fotos de casal, em clima afetivo, relacionadas ao anúncio de noivado após a morte de Isabel Veloso.

Viúvo de Isabel Veloso anuncia noivado seis meses após morte da influenciadora

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.