Devido às fortes chuvas, a Defesa Civil de Campinas registrou neste domingo (2), quedas de seis árvores, um desmoronamento de muro e um alagamento em imóvel.
O acumulado de chuvas na cidade chegou a 43,94 milímetros, com a maior medição no distrito de Barão Geraldo, onde a velocidade do vento atingiu 22,6 km/h, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri). Não há registro de feridos nem desabrigados.
A Prefeitura informou que equipes seguem mobilizadas para atender a população, atuando na sinalização de vias, supressão de árvores e outras demandas emergenciais.
A Defesa Civil orienta a população a adotar medidas preventivas e evitar o trânsito por áreas de risco, principalmente em locais propensos a deslizamentos. O órgão também alerta para a possibilidade de granizo, ocorrência de raios e ventos fortes nas próximas horas.
A força do vento provocou a queda de seis árvores, sendo uma sobre a rede elétrica e duas sobre veículos.
Entre as ocorrências, três foram registradas nos bairros Vila Proost Souza, Jardim Brasil e Jardim do Vovô. Nas regiões Leste, Noroeste e Sul, outras árvores caíram, respectivamente, na Vila Nogueira, Jardim Santa Rosa e Vila Teixeira.
O alagamento foi registrado na Vila União (Sudoeste), e o desmoronamento de muro, no Jardim dos Oliveiras (Sul).
Serviço
- 199 – Defesa Civil: para casos de alagamentos, inundações e quedas de árvores;
- 118 – Emdec: para emergências de trânsito;
- 193 – Corpo de Bombeiros: para situações de emergência;
- 156 – Prefeitura: para solicitar vistoria, poda e/ou extração de árvores.