O Dia Nacional da Biblioteca é comemorado nesta quarta-feira (9) e a Prefeitura de Campinas aproveitou a data para reforçar a relevância desses espaços que são utilizados para conhecimento, lazer e bem-estar. A cidade campineira possuí sete bibliotecas públicas e uma sala de leitura espalhadas por diferentes regiões do município, mantendo viva a missão da democratização do acesso à informação, estimulando a imaginação e formando leitores.
“Mais do que um local de consulta a livros, a biblioteca é também um ambiente de convivência, pesquisa, acolhimento e descanso. Em tempos de rotinas aceleradas, esses espaços oferecem um refúgio silencioso para quem busca não apenas conhecimento, mas também um momento de pausa e reflexão. Estudantes, trabalhadores, idosos e crianças encontram nas unidades lugares para estudar, explorar novos mundos pela literatura ou simplesmente repousar a mente”, explicou a coordenadora das Bibliotecas de Campinas, Dandewara Pereira.

Durante o ano, as bibliotecas de Campinas promovem atividades culturais e educativas como contações de histórias, rodas de leitura, oficinas e exposições. As ações visam aproximar a comunidade dos livros e estimular o hábito da leitura como ferramenta de transformação individual e social.
Continua após a publicidade
Saiba quais os livros mais emprestados nas bibliotecas
Entre os livros mais emprestados de 2024 estão:
- Olhos d’água, de Conceição Evaristo;
- Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll;
- Diário de um banana, de Jeff Kinney;
- Boneco de Neve, de Jô Nesbo;
- A vida não é útil, de Ailton Krenak.