Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Gilmar Mendes do STF suspende processos sobre ‘pejotização’ no Brasil; entenda

Gilmar Mendes suspende processos aguardando decisão do STF (foto: STF / YouTube)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (14) a suspensão de todos os processos no Brasil que discutem a chamada “pejotização” do trabalho — prática em que empresas contratam trabalhadores como pessoas jurídicas para prestação de serviços. A medida vale até que o plenário da Corte analise o tema sob o regime de repercussão geral, o que ainda não tem data para ocorrer.

Segundo o ministro, a paralisação das ações busca evitar decisões contraditórias e preservar a segurança jurídica. Mendes também destacou que o número crescente de recursos sobre o assunto tem sobrecarregado o STF e mantido um ambiente de incerteza para trabalhadores e contratantes.

“Essa situação não apenas sobrecarrega o Tribunal, mas também perpetua a incerteza entre as partes envolvidas, afetando diretamente a estabilidade do ordenamento jurídico”, escreveu.

blank

Repercussão geral

A análise será feita com base em um recurso que contesta decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST). No caso em questão, o TST não reconheceu vínculo empregatício entre um corretor de seguros e uma seguradora, considerando válido o contrato de prestação de serviços firmado entre as partes.


Continua após a publicidade

Ainda que o processo envolva uma franquia, Mendes ressaltou que a análise do STF deverá ir além do caso concreto. O objetivo, segundo o ministro, é construir uma tese que abarque as diversas formas de contratação civil e comercial, incluindo os contratos com autônomos e microempreendedores individuais (MEIs).

Além da validade da pejotização, o STF deverá definir dois pontos centrais: a competência da Justiça do Trabalho para julgar possíveis fraudes em contratos civis e a responsabilidade pela produção de provas nesses casos — se caberá ao trabalhador ou ao contratante demonstrar a existência ou ausência de vínculo empregatício.

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista de profundidade, autor do livro A Teoria de Tudo Social: Democracia LTDA., e ambicioso por política e debates

Mais lidas
homem-furta-maçanetas

Homem coleciona maçanetas e tenta invadir casas no litoral de SP: ‘assustada’

Atlético de Madrid La Liga Campeonato Espanhol

Saiba onde assistir Atlético de Madrid x Rayo Vallecano pela La Liga

IMG_0140

Com um a menos, Corinthians vence e segue vivo na Sul-Americana

homem-tenta-furtar-ar-condicionado (1)

Homem invade orquidário e tenta furtar peça de ar-condicionado

fernando collor

Ex-presidente Collor é preso em Maceió

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.