Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Gilmar Mendes do STF suspende processos sobre ‘pejotização’ no Brasil; entenda

Gilmar Mendes suspende processos aguardando decisão do STF (foto: STF / YouTube)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (14) a suspensão de todos os processos no Brasil que discutem a chamada “pejotização” do trabalho — prática em que empresas contratam trabalhadores como pessoas jurídicas para prestação de serviços. A medida vale até que o plenário da Corte analise o tema sob o regime de repercussão geral, o que ainda não tem data para ocorrer.

Segundo o ministro, a paralisação das ações busca evitar decisões contraditórias e preservar a segurança jurídica. Mendes também destacou que o número crescente de recursos sobre o assunto tem sobrecarregado o STF e mantido um ambiente de incerteza para trabalhadores e contratantes.


Continua após a publicidade

“Essa situação não apenas sobrecarrega o Tribunal, mas também perpetua a incerteza entre as partes envolvidas, afetando diretamente a estabilidade do ordenamento jurídico”, escreveu.

blank

Repercussão geral

A análise será feita com base em um recurso que contesta decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST). No caso em questão, o TST não reconheceu vínculo empregatício entre um corretor de seguros e uma seguradora, considerando válido o contrato de prestação de serviços firmado entre as partes.

Ainda que o processo envolva uma franquia, Mendes ressaltou que a análise do STF deverá ir além do caso concreto. O objetivo, segundo o ministro, é construir uma tese que abarque as diversas formas de contratação civil e comercial, incluindo os contratos com autônomos e microempreendedores individuais (MEIs).

Além da validade da pejotização, o STF deverá definir dois pontos centrais: a competência da Justiça do Trabalho para julgar possíveis fraudes em contratos civis e a responsabilidade pela produção de provas nesses casos — se caberá ao trabalhador ou ao contratante demonstrar a existência ou ausência de vínculo empregatício.


Continua após a publicidade

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista de profundidade, autor do livro A Teoria de Tudo Social: Democracia LTDA., ambicioso por política e debates

VEJA TAMBÉM

michael jackson concerto

Especial Michael Jackson com Sinfônica acontece domingo em Hortolândia

mulher é morta pelo companheiro

Mulher é morta pelo companheiro no banheiro de bar

prefeitura capivari administração municipal

Capivari permitirá que população pague impostos com Pix

Valinhos ônibus transporte público municipal site prefeitura

Valinhos coloca ônibus zero km para circular e inicia tarifa zero

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.