Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Campinas recebe dois novos pontos de fiscalização remota na Avenida das Amoreiras

Levantamento da Emdec apontou que os locais registraram 30 acidentes entre 2024 e 2025
Campinas recebe dois novos pontos de fiscalização remota na Avenida das Amoreiras

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) inicia, nesta terça-feira (28), a operação de dois novos pontos de fiscalização remota na Avenida das Amoreiras, nos bairros São Bernardo e Jardim do Lago, em Campinas (SP).

As câmeras, que realizam monitoramento em tempo real, foram instaladas nos cruzamentos com a Rua Alves do Banho/Avenida Porfírio Cardoso de Novaes (São Bernardo) e com a Avenida Senador Antônio Lacerda Franco (Jardim do Lago). O objetivo é coibir comportamentos de risco, aumentar a segurança nas vias e reduzir acidentes nos trechos monitorados.

Trechos integram o Corredor BRT Ouro Verde

Os novos pontos de videomonitoramento ficam em trechos que compõem o Corredor BRT Ouro Verde, uma das principais ligações entre a região Sul e o Centro de Campinas.

Segundo a Emdec, os locais foram escolhidos por apresentarem alta incidência de infrações, como uso indevido da faixa exclusiva de ônibus, além de conversões e retornos proibidos.

Durante o período de testes (em que ainda não havia autuações), as câmeras registraram flagrantes de motos e carros circulando na faixa exclusiva do transporte coletivo e manobras irregulares nos cruzamentos da Amoreiras com a Alves do Banho e com a Senador Lacerda Franco.

Monitoramento em tempo real

As novas câmeras possuem visão panorâmica de 360 graus e são monitoradas remotamente por agentes do Centro de Controle Operacional (CCO) de Trânsito e Transporte da Emdec.

Para informar os motoristas sobre a nova operação, a empresa instalou placas de sinalização vertical com a mensagem: “Fiscalização de trânsito por câmeras de monitoramento”.

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) pontos de fiscalização remota na Avenida das Amoreiras
Imagem divulgação: Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec)

A medida também reforça a segurança de condutores e usuários do transporte público coletivo no Corredor Ouro Verde. Os dois novos pontos de videomonitoramento ficam entre as estações BRT São Bernardo, Parque Industrial e Vila Rica. A região abriga diversos polos geradores de tráfego, como supermercados, farmácias, laboratórios e templos religiosos.

Com a ativação, a Avenida das Amoreiras passa a contar com quatro pontos de videomonitoramento. Os dois primeiros foram instalados entre dezembro de 2024 e junho de 2025, na altura da Rua Laranjal Paulista e junto à Estação BRT Mário Gatti.

30 sinistros registrados entre 2024 e 2025

De acordo com dados do CCO da Emdec, que monitora cerca de 30% do total de acidentes registrados na cidade, os cruzamentos agora contemplados pela fiscalização remota registraram 30 sinistros não fatais entre 2024 e 2025:

  • Av. Amoreiras x Av. Senador Lacerda Franco x Av. Ana Beatriz Bierrembach x Rua Martinópolis: 15 sinistros em 2024 (7 com vítimas feridas e 8 sem vítimas) e 5 sinistros até 15 de outubro de 2025 (4 com vítimas feridas e 1 sem vítimas).
  • Av. Amoreiras x Rua Dr. Alves do Banho x Av. Porfírio Cardoso Novaes x Rua Dr. Cassiano Gonzaga x Rua Amazonas: 6 sinistros em 2024 (1 com vítima ferida, 1 atropelamento e 4 sem vítimas) e 4 sinistros até 15 de outubro de 2025 (3 com vítimas feridas e 1 sem vítimas).

Acompanhamento de ocorrências

O sistema de videomonitoramento também permite que agentes da Emdec acompanhem sinistros em andamento, veículos quebrados, manifestações e outras situações que impactam o trânsito.

Outras irregularidades comumente registradas pelas câmeras incluem parada sobre a faixa de pedestres, estacionamento irregular e transposição indevida de faixa.

As câmeras são operadas remotamente por agentes da mobilidade urbana no novo Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte. Quando é identificado um comportamento de risco, o sistema captura a imagem e gera o auto de infração.

Atualmente, Campinas conta com 11 pontos ativos de fiscalização por videomonitoramento. Confira a lista:

  • Av. Francisco Glicério x Av. Dr. Campos Sales
  • Av. Francisco Glicério x Rua Conceição
  • Av. Francisco Glicério x Av. Dr. Moraes Salles
  • Av. Dr. Moraes Salles x Rua José Paulino
  • Av. Dr. Moraes Salles x Rua Irmã Serafina
  • Av. Dr. Alberto Sarmento / Av. Lix da Cunha
  • Rua Dr. Pereira Lima x Av. Gal. Euclides de Figueiredo / Rodoviária
  • Av. das Amoreiras x Rua Laranjal Paulista e Dom Joaquim Mamede da Silva Leite (Corredor BRT Ouro Verde)
  • Av. Senador Saraiva x Av. Benjamin Constant
  • Av. Francisco Glicério x Av. Aquidabã
  • Av. das Amoreiras x Prefeito Faria Lima (Estação BRT Mário Gatti)

Entre janeiro e setembro de 2025, esses pontos registraram 14,4 mil infrações de trânsito, sendo cerca de 2,7 mil por uso indevido da faixa exclusiva de ônibus.

Legislação

A fiscalização de trânsito por câmeras começou em Campinas em 2017. O procedimento é amparado pela Resolução 909/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que permite autuações de infrações detectadas online por sistemas de monitoramento, conforme o artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Transitar na faixa exclusiva para ônibus é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47. Já realizar conversões em locais proibidos é infração grave, sujeita a multa de R$ 195,23.


Continua após a publicidade

Autor

  • Camila Borges dos Santos

    Jornalista formada pela Universidade Paulista em 2023, com experiência em apuração, produção de pautas, apresentação e cobertura de matérias jornalísticas em diferentes formatos.

VEJA TAMBÉM

parte do teto do shopping piracicaba desabou

Teto do Shopping Piracicaba desaba e assusta quem passa pelo local

Homem diz que matou corretor em Praia Grande por medo de ter caso descoberto pela esposa

Homem diz que matou corretor em Praia Grande por medo de ter caso descoberto pela esposa

Luana Piovani cita comentários de Narcisa e debocha de Boninho

Luana Piovani cita comentários de Narcisa e debocha de Boninho

Kim Kardashian no Brasil

Kim Kardashian visita o Cristo Redentor durante passagem pelo Brasil

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.