Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Campinas retoma debate sobre zoneamento da Barão Geraldo em audiência pública neste sábado

Projeto de lei complementar propõe reordenamento urbano com foco em inovação, sustentabilidade e ocupação mista no distrito de Barão Geraldo.
Campinas retoma debate sobre zoneamento da Barão Geraldo em audiência pública neste sábado

A Câmara Municipal de Campinas realiza neste sábado, 26, uma audiência pública para apresentar o Projeto de Lei Complementar nº 3/2024, que propõe a criação do Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS) no distrito de Barão Geraldo. O encontro ocorre às 10h, no Plenário do Legislativo, e marca nova etapa no debate sobre a alteração do zoneamento urbano da região, considerada estratégica pelo Plano Diretor da cidade.

De iniciativa da Prefeitura de Campinas, o PLC já recebeu parecer favorável da Comissão Permanente de Constituição e Legalidade da Câmara. A proposta delimita o perímetro do PIDS, define objetivos, diretrizes — incluindo aspectos viários e ambientais — e os parâmetros para parcelamento, uso e ocupação do solo. A área compreende, entre outros pontos, os campi da PUC-Campinas e da Unicamp, além de 11,3 milhões de metros quadrados destinados ao chamado Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS).

Zoneamento misto e estímulo à mobilidade sustentável

A proposta estabelece um modelo de ocupação equilibrada que favorece a implantação de centros de pesquisa, laboratórios científicos e empresas de alta tecnologia. Segundo a Prefeitura, o desenho do projeto resulta de três anos de discussões com a população, que geraram 384 contribuições — sendo 158 delas pedidos de esclarecimento.

A secretária municipal de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, lembra que o modelo atual surgiu a partir de duas audiências públicas, quatro reuniões e doze oficinas realizadas entre 2022 e 2023. “A formatação final do projeto foi apresentada à comunidade na audiência pública de agosto do ano passado”, afirmou.

O novo zoneamento propõe uso misto para habitação, comércio e lazer, priorizando a circulação de pedestres, bicicletas e transporte público. Estão previstas ciclovias, calçadas largas, e soluções baseadas na natureza, além da obrigatoriedade do parcelamento do solo, que exigirá aprovação prévia para qualquer loteamento ou desdobramento de glebas.

“Com o parcelamento obrigatório, haverá destinação de áreas para equipamentos públicos, áreas verdes e sistemas viários”, explicou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini. Segundo ele, o projeto propõe uma interface urbana mais qualificada entre espaços públicos e privados, com atenção à integração ambiental e cultural.

Limitação da verticalização e revisão do modelo vigente

O texto também limita a altura das construções na região: até sete pavimentos na área conhecida como Polo II Ciatec e até quatro na zona de expansão, inserida no perímetro urbano em 2018. Hoje, o zoneamento vigente permite edifícios com até doze andares e prioriza uso comercial e industrial, modelo considerado incompatível com os princípios do urbanismo sustentável.

  • A audiência será transmitida pela TV Câmara Campinas (canal digital 11.3 e canais 4 da NET e 9 da Vivo Fibra), além de retransmissão ao vivo nas páginas oficiais da Câmara no Facebook, no canal do YouTube e no site www.campinas.sp.leg.br, onde também será possível encaminhar perguntas durante a sessão.

  • O evento é aberto ao público e acontece na avenida da Saudade, 1004, bairro Ponte Preta.


Continua após a publicidade

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista formado em junho de 2025, atuando desde 2023 com foco em reportagens de profundidade, gestão de projetos, fotografia e pesquisa. Autor de obra sobre temas sociais e políticos, com análise crítica da democracia e da sociedade.

VEJA TAMBÉM

Live "prevê" questões do Enem 2025 e chama atenção das redes sociais (Foto: Reprodução / YouTube)

Live “prevê” questões do Enem 2025 dias antes da prova oficial

Copa do Mundo 2026: veja todas as seleções classificadas até agora

Seleções classificadas para a Copa do Mundo: veja quem já garantiu vaga em 2026

Larissa Manoela processa gravadora e pede indenização por danos morais; entenda

Larissa Manoela processa gravadora e pede indenização por danos morais; entenda

VÍDEO: Loja no Centro de Campinas é furtada duas vezes na mesma madrugada

VÍDEO: Loja no Centro de Campinas é furtada duas vezes na mesma madrugada

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.