A Festa do Boi Falô anima Barão Geraldo nesta sexta-feira (18), das 10h às 16h, em uma das celebrações culturais mais tradicionais de Campinas. O evento acontece na Rua Manoel Antunes Novo, 822, com entrada gratuita e programação voltada para toda a comunidade. A festa celebra uma das lendas mais conhecidas da região e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas.
Programação cultural e macarronada
Barão Geraldo será palco da Festa do Boi Falô nesta sexta-feira
Entre as atrações no Distrito de Barão Geraldo, estão apresentações musicais, oficinas e a tradicional macarronada coletiva, marca registrada da celebração. Às 11h, o grupo Caixeirosas sobe ao palco. Às 12h, o público recebe a bênção do padre, outro momento aguardado do evento.
As crianças poderão participar de uma oficina de artesanato com Emília Reily de Souza, figurinista e educadora com passagem por importantes teatros do Brasil. A atividade acontece das 11h às 14h.
A lenda do boi que falou
Conheça história que originou festa
Criada em 1988 para marcar os 100 anos da Abolição da Escravidão, a Festa do Boi Falô, tradicional em Barão Geraldo, resgata uma lenda sobre fé e resistência. Segundo a versão mais conhecida, um escravizado chamado Toninho teria ouvido de um boi, em plena Sexta-feira Santa: “Hoje não é dia de trabalhar”. O episódio comoveu até o capataz da fazenda, que se converteu.
Há também outra versão popular, que se passa no antigo Capão do Boi, onde um boi teria dito a mesma frase a um jovem levado para trabalhar. Independente da história contada, o simbolismo da lenda fortalece a memória afro-brasileira e a religiosidade popular.
“Acreditamos que a festa do Boi Falô, a lenda, enfim, somos todos parte de um território livre, coletivo e festeiro”, afirma o historiador Warney Smith Silva.
Continua após a publicidade
Festa do Boi Falô: uma tradição viva
A Festa do Boi Falô é parte do calendário cultural de Campinas e atrai moradores, estudantes e visitantes interessados em conhecer mais sobre o folclore e a ancestralidade da cidade. É também um convite à pausa, ao encontro e à celebração comunitária.
Mais informações sobre ações culturais do município podem ser consultadas no site da Prefeitura de Campinas.