Na manhã desta sexta-feira (11), motoristas e cobradores da empresa Nova Via, responsável pelo transporte coletivo urbano de Santa Bárbara d’Oeste, iniciaram uma greve geral devido ao atraso no pagamento dos salários, que deveriam ter sido quitados na última segunda-feira (7).
A paralisação resultou na suspensão das 28 linhas de ônibus que operam na cidade, afetando milhares de passageiros que dependem do serviço diariamente. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Americana e Região, apenas os veículos destinados à saúde, transporte escolar e à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) deixaram a garagem da empresa nesta sexta-feira.

A Nova Via opera o transporte público no município desde 2021. No entanto, conforme o sindicato da categoria, não houve reajuste na tarifa desde esse mesmo ano. A entidade também afirma que a prefeitura não tem feito o repasse necessário para subsidiar o transporte dos usuários.
A possibilidade de paralisação já havia sido cogitada na semana passada, quando a empresa enviou um ofício à prefeitura solicitando reajuste tarifário e informando não ter recursos para quitar os salários do mês nem para abastecer os veículos.
Continua após a publicidade
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, vereador Júlio César dos Santos, o Kifú, se reuniu com o presidente do sindicato, Claudemir Alves da Cruz, para discutir a situação e buscar alternativas para evitar a greve.