Em meio a tantas dicas de calçados e outros equipamentos próprios para treinar e correr durante uma maratona, tem quem questione: é possível fazer tudo isso descalço? A resposta é sim, mas são necessários muitos cuidados.
É possível disputar uma maratona descalço?
Provavelmente o maior exemplo de atletas que disputam corridas descalços é Abebe Bikila. Maratonista etíope, o corredor africano foi protagonista de uma das mais curiosas histórias dos esportes olímpicos.
Convocado às pressas para disputar as Olimpíadas de Roma, em 1960, Bikila era membro da guarda do imperador Haile Selassie. A história conta que Bikila se sentiu incomodado de correr com os tênis que lhe foram oferecidos na Itália e decidiu fazer o que era, até então, impensável: correr descalço.
O resultado foi emblemático. Bikila venceu a medalha de ouro e ultrapassou a linha de chegada 25 segundos à frente do atleta que conquistou a medalha de prata. Quatro anos mais tarde, em Tóquio, ele foi obrigado a usar tênis para a disputa, mas venceu mesmo assim e ganhou seu segundo ouro.
Pode treinar e correr descalço para uma maratona?
Sim, é possível, mas são necessários vários cuidados. Em estudo divulgado em 2013, pela Escola de Educação e Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP), os pesquisadores apontaram que correr descalço pode ser benéfico, mas a prática precisa ser introduzida aos poucos.
No Jornal da USP, Ana Paula da Silva Azevedo, profissional de educação física, aponta que o próprio pé é capaz de reduzir impactos ao correr.
“Há uma redução no impacto recebido pelo corpo e diminui a possibilidade de lesões em joelhos e quadris. No entanto, a ideia não é incentivar as pessoas a correrem sem proteção, mas trazer evidências de que correr descalço possa exercer influência positiva sobre o controle de choque mecânico e na ativação muscular do corpo. Além disso, o novo hábito não deve ser feito de forma abrupta; as alterações devem ser graduais e levando em conta o volume e a intensidade da corrida”, afirma.
Apesar de pesquisas terem apontado os benefícios, é necessário exercer cuidado e saber escolher o local do treino, uma vez que correr descalço eleva o risco do atleta queimar o pé e/ou pisar em detritos durante o trajeto.
Maratona de Campinas vem aí

Marcada para ser realizada no dia 20 de julho de 2025, a Maratona de Campinas acontecerá novamente na Avenida Norte-Sul e terá as seguintes opções de percurso:
42 km individual
Continua após a publicidade
21 km individual
14 km individual
7 km individual
Além disso, todos os participantes da prova de atletismo poderão escolher entre dois kits disponíveis:
Kit Básico: número de peito (uso obrigatório), camiseta manga curta e ecobag.
Kit Premium: número de peito (uso obrigatório), camiseta manga curta, camiseta manga longa, ecobag e toalha.
As inscrições no lote promocional devem ser feitas no seguinte site: http://maratonadecampinasvtv.com.br/