Indaiatuba confirma terceira morte por dengue; cidade possui mais de 3 mil casos da doença

A vítima é um homem, de 89 anos, com hipertensão e doença coronária
mosquito-1548947

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba confirmou nesta quinta-feira (20) a terceira morte por Dengue na cidade em 2025. A vítima é um homem, de 89 anos, com hipertensão e doença coronária, atendido em hospital privado.

Indaiatuba possui 3.506 casos confirmados da doença, 1.041 estão aguardando resultado e três mortes até o momento. Três casos de Chikunguya e um de Zika estão em análise.

Atendimento

As UBSs Cecap, Campo Bonito, Jardim Pioli, Parque Indaiá e UBS 7 (Morada do Sol) estão atendendo moradores de Indaiatuba, das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, maiores de 12 anos, independentemente do local de residência em Indaiatuba, com de suspeita ou acompanhamento do tratamento de Dengue.

Já o Pronto Atendimento Adulto, segunda a sexta, das 17h às 23h. Sábado, domingo e feriados das 7h às 23h.

HUB da Dengue 

O serviço de telemonitoramento é realizado por meio de ligação telefônica em parceria com a UniMAX. O objetivo é acompanhar o paciente com suspeita e diagnóstico de Dengue para orientações e identificação precoce de agravamento da doença.


Continua após a publicidade

Telemedicina

O serviço de Telemedicina está funcionando todos os dias, das 8h às 20h, para moradores de Indaiatuba, maiores de 18 anos. O serviço de consulta online está disponível dentro da plataforma Minha Indaiatuba.

Ações de controle no combate a Dengue em Indaiatuba

O Centro de Operações Contra a Dengue atua durante o ano todo com orientação e técnicas de combate ao Aedes aegypti. Conheça alguns dos trabalhos em operação:

  • Ovitrampas – armadilhas de monitoramento de ovos de mosquitos para avaliação de infestação e controle de qualidade de atividades executadas.
  •  EDL (Estação Disseminadora de Larvicidas) –  São armadilhas que simulam um criadouro, sendo impregnada com Larvicida de pó muito fino onde os mosquitos fêmeas pousam para colocar ovos e contraem o larvicida em seu corpo levando para outros criadouros eliminando suas futuras gerações de larvas.
  • Aplicação de larvicida veicular com bomba – veículo com bomba para dispersão de larvicida biológico para eliminar larvas de mosquitos e tratar possíveis criadouros, como também recipientes de difícil acesso e ocultos, sendo secos ou com água com efetividade de longa duração no ambiente.
  •  Nebulizacao UBV veicular – Aplicação espacial de inseticida veicular por bomba acoplada, para áreas de transmissão onde tem mosquitos infectados para suprimir esses do ambiente.
  •  Armadilhas de mosquitos adultos – Captura de mosquitos adultos por armadilhas de atração para avalição de infestação e análises de Controle de qualidade de ações executadas.
  • PEMosqu (Painel de eliminação de mosquitos) – Paineis impregnados de inseticida microencapsulado que simulam um local de pouso para mosquitos utilizando seu hábito de repouso para mata-los por contaminação pelo inseticida.
  • Atividade de Casa a Casa – visitas domiciliares para prevenção da dengue em orientações e inspeções em busca de criadouros do mosquito realizando o engajamento da população a eliminação dos riscos encontrados.
  • ADL (Atividade de densidade Larvária) – Método de amostragem para cálculo de índices de infestação e informações sobre os recipientes encontrados para direcionamento das ações de controle.
  • Aplicação da legislação municipal (Lei n. 7249/2019) – Atividade de notificações e multas para situações de riscos elevados para criadouros do mosquito, como de recusas para ingresso ao imóvel para inspeções de prevenção pelos agentes de saúde.
  • Monitoramento de vírus em mosquitos por método aspiração – Atividade de monitoramento de circulação viral por técnica PCR em tempo real para os quatro sorotipos da Dengue, Febre Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela por método de aspiração de mosquitos em monitoramento em áreas de riscos elevados, de transmissão como áreas aleatórias.

*Imagem: Reprodução/ Agência Brasil*

Mais lidas
aranha dia de salvar uma bonita Wynand Uys Unsplash

Hoje é Dia de Salvar uma Aranha! Entenda

Brinquedos antigos criança

Sexta é dia! Relembre brinquedos antigos que marcaram geração

mini_img_3346

Prefeitura de Indaiatuba anuncia ampliação e alterações em horários de ônibus

Design sem nome (23)

Rodovia Anchieta está congestionada após queda de passarela em Cubatão; Vídeo

xr:d:DAFjSeWTBDg:3,j:47445318097,t:23051817

Atlântica D’Or assume gestão do Hospital São Luiz em Campinas

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.