Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Jundiaí realiza conferência para discutir justiça racial e inclusão social

A cidade de Jundiaí promove, nos dias 16 e 17 de maio, a Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Conferência Racial em Jundiaí (Foto? Reprodução / Prefeitura de Jundiaí)

A cidade de Jundiaí promove, nos dias 16 e 17 de maio, a Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento integra o calendário nacional coordenado pelo Ministério da Igualdade Racial e busca discutir políticas públicas voltadas ao combate às desigualdades étnico-raciais, com foco em democracia, justiça racial e reparação.

A conferência será realizada no Espaço Expressa, na avenida União dos Ferroviários. A programação inclui uma etapa municipal — nos dias 16 (das 18h30 às 21h30) e 17 de maio (das 8h às 18h) — e uma etapa regional, agendada para 30 e 31 de maio, nos mesmos horários. Ao final dos debates, representantes locais serão eleitos para levar as propostas da cidade às fases estadual e nacional do encontro.

A presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Andréa de São Pedro Pereira, aponta que a conferência assegura espaço de fala a segmentos historicamente excluídos, como população negra, quilombolas, povos indígenas, comunidades de terreiro, ciganos e povos tradicionais de matriz africana. Segundo ela, o objetivo central é construir diretrizes com base na escuta ativa desses grupos, superando distorções históricas e reforçando a diversidade cultural do município.

Desde que aderiu ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), Jundiaí vem ampliando sua atuação institucional na área. A cidade sedia atualmente a regional que abrange outros seis municípios da Região Metropolitana, como Itatiba, onde há presença quilombola reconhecida.

Compromisso institucional

Kelsilene França Ribeiro, assessora de Direitos Humanos e responsável pelas políticas de igualdade racial, afirma que a conferência é parte de um esforço contínuo da gestão municipal para garantir equidade no acesso a direitos. Para ela, “a participação popular qualificada é o ponto de partida para políticas efetivas”.

O gestor da Casa Civil, Fábio Nadal, reforça o papel do evento como instância de deliberação. Segundo ele, políticas públicas eficazes são fruto de escuta e construção coletiva. “A conferência simboliza o compromisso de Jundiaí com a cidadania, a inclusão e a democracia plural”, afirmou.

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista de profundidade, autor do livro A Teoria de Tudo Social: Democracia LTDA., ambicioso por política e debates

Mais lidas
haras-r5eqdxe8kst1nlqx03ytt2if458jbyg8vgtg1r7hgo

Polícia confirma que corpo achado em haras é de mulher atropelada por funcionário do local

Papa igreja católica eleicao conclave Ágatha Depiné Unsplash

Veja, ao vivo, a transmissão do anúncio do novo Papa direto do Vaticano

feminicídio-santos

PM investigará agentes que atenderam caso de feminicídio em Santos

temos-novo-papa

Habemus Papam! Fumaça branca anuncia que mundo já tem um novo Papa

Robert Francis Prevost Papa Leão XIV Youtube

Novo Papa é Leão XIV; saiba quem é

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.