A partir desta segunda-feira (3), a emissão de novas vias dos cartões da família Bilhete Único (BU) passa a ter valor fixo de R$ 6,20 em Campinas (SP).
De acordo com a Secretaria de Transportes (Setransp), a medida busca promover maior equidade e facilitar o acesso ao sistema de transporte público coletivo do município.
Com a mudança, as tarifas progressivas para a emissão da segunda, terceira e quarta vias deixam de existir — anteriormente, os valores correspondiam a duas, seis e oito tarifas, respectivamente.
A segunda via do cartão BU é emitida em casos de extravio, roubo, perda ou danos que impeçam sua utilização.
A primeira via do Bilhete Único continua gratuita. A taxa também não será cobrada se for constatado defeito de fabricação no cartão. Além disso, não haverá cobrança para emissão de nova via caso o cartão anterior tenha sido emitido há mais de cinco anos.
A nova via será emitida em até dois dias úteis após a solicitação. O saldo de créditos monetários remanescente do cartão cancelado será transferido automaticamente para o novo cartão.
Tipos de Bilhete Único em Campinas
Atualmente, o município conta com sete categorias de BU:
- Comum (vermelho)
- Vale-Transporte (verde)
- Escolar (azul)
- Gratuito (roxo)
- Gratuito Idoso (roxo)
- Especial (laranja)
- Universitário (cinza)
O Bilhete Único é pessoal e intransferível, e não deve ser emprestado a terceiros.
A emissão é feita pela Transurc, e dúvidas podem ser esclarecidas no site (clique aqui).
O BU oferece mais agilidade, economia e segurança, além de permitir integração entre linhas, possibilitando o uso de mais de um ônibus dentro do período de duas horas.