Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Operação Cifra Oculta desarticula organização criminosa com alvos em Campinas

Força Integrada de Combate ao Crime Organizado cumpriu 18 mandados e identificou movimentação superior a R$ 35 milhões em lavagem de dinheiro.
Operação Cifra Oculta desarticula organização criminosa com alvos em Campinas (Foto: Divulgação / PF)

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Piauí (FICCO/PI) deflagrou, nesta terça-feira (14), a Operação Cifra Oculta, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro.

  • Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em sete cidades: Parnaíba, Luís Correia e Teresina (PI); Timon (MA); Itaquaquecetuba e Campinas (SP); e Fortaleza (CE). As ordens judiciais foram expedidas pela Central de Inquéritos de Teresina.

As investigações apontam que o grupo possuía estrutura ramificada em diversos estados, com núcleos responsáveis pela aquisição e transporte de drogas, lavagem de capitais e distribuição de entorpecentes. O esquema teria movimentado mais de R$ 35 milhões, utilizando empresas de fachada e pessoas interpostas para mascarar a origem dos valores.

Operação Cifra Oculta desarticula organização criminosa com alvos em Campinas
O FICCO tem como propósito integrar ações de prevenção e repressão ao crime organizado (Foto: Divulgação / PF)

Apreensões e cooperação interestadual

Durante a ação, foram apreendidos documentos, valores em espécie e mídias eletrônicas, que serão analisados para comprovar o funcionamento e o fluxo financeiro da organização. Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A operação contou também com o apoio da Polícia Militar de São Paulo, por meio do 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), que atuou no cumprimento de mandados em Campinas (SP).

A FICCO/PI é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, composta pela Polícia Federal, responsável pela coordenação, pela Secretaria Nacional de Políticas Penais e pelas Polícias Civil, Militar e Penal do Piauí.


Continua após a publicidade

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista formado em junho de 2025, atuando desde 2023 com foco em reportagens de profundidade, gestão de projetos, fotografia e pesquisa. Autor de obra sobre temas sociais e políticos, com análise crítica da democracia e da sociedade.

VEJA TAMBÉM

‘A Fazenda 17’: quem você quer que fique? Vote na enquete

‘A Fazenda 17’: quem você quer que fique? Vote na enquete

meninas

Leonardo e Poliana curtem tarde de sol ao lado dos netos em Goiânia

parte do teto do shopping piracicaba desabou

Teto do Shopping Piracicaba desaba e assusta quem passa pelo local

Homem diz que matou corretor em Praia Grande por medo de ter caso descoberto pela esposa

Homem diz que matou corretor em Praia Grande por medo de ter caso descoberto pela esposa

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.