Quatro envolvidos foram presos em flagrante nesta quinta-feira (9) durante uma operação coordenada para combater o furto, roubo e a receptação de motocicletas em Campinas (SP). A ação, que contou com a participação da Polícia Civil (DEIC), Polícia Militar, Guarda Municipal e Detran-SP, teve como foco o rastreamento da origem das peças comercializadas em oficinas mecânicas e lojas de peças usadas.
No total, dez estabelecimentos foram fiscalizados em oito pontos distintos da cidade. O Detran interditou dois deles por irregularidades flagrantes, como a venda de peças sem o selo de rastreabilidade, exigido por lei para comprovação de procedência lícita.

Durante a vistoria em um dos locais interditados, os agentes apreenderam quatro motocicletas oriundas de leilões. Os veículos apresentavam placas artesanais, notas fiscais antigas e tiveram a numeração de chassi e motor suprimidas.
Em outro ponto de fiscalização, um motor furtado foi localizado. Além das irregularidades nos itens comercializados, os agentes constataram práticas de crime ambiental, como a lavagem inadequada de peças sem sistema de contenção de óleo, o que resultava em poluição hídrica.
Os detidos foram autuados por receptação, adulteração de sinal identificador de veículo e por crime contra o meio ambiente. A Polícia Civil segue com os desdobramentos da investigação.