O plantio de mais de 6 mil mudas recuperou uma área degradada próxima ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas. A medida faz parte da compensação ambiental de empreendimentos imobiliários por meio dos Termos de Compromisso Ambiental (TCA). A Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Seclimas) realizou nesta terça-feira (8) uma vistoria técnica na área de 40 mil metros quadrados que está sendo recuperada. A ação acontece em uma fazenda próxima ao Jardim Campo Belo.
Região estratégica para os recursos hídricos
Plantio de mais de 6 mil mudas faz parte de TCA
O local fica em uma região considerada estratégica do ponto de vista ambiental, abrangendo as microbacias do Ribeirão Viracopos e do trecho Leste do Rio Capivari. Segundo o Plano Municipal de Recursos Hídricos (PMRH), a área é classificada como Zona de Proteção e Recuperação de Mananciais Superficiais, com importância para o abastecimento de Indaiatuba.
Antes ocupada por pastagens degradadas, com o plantio de mais de 6 mil mudas, a área está sendo restaurada com vegetação nativa da Mata Atlântica, incluindo espécies como ipês, guapuruvus, ingás e aroeira-pimenteira. Parte da área também compreende Áreas de Preservação Permanente (APPs), como margens de rios e nascentes.
Impacto direto no clima e na qualidade de vida
Secretário ressalta importância do plantio de mais de 6 mil mudas
De acordo com o secretário da Seclimas, Braz Adegas Júnior, o plantio de mais de 6 mil mudas traz benefícios diretos à população:
“Esse tipo de intervenção ambiental entrega uma série de serviços ecossistêmicos, como o sequestro de carbono, purificação do ar, redução de enchentes, equilíbrio do ciclo da água, proteção da biodiversidade e até controle de vetores de doenças”, afirmou o secretário da Seclimas, Braz Adegas Júnior.
Continua após a publicidade
Sustentabilidade urbana
Segundo a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a iniciativa do plantio de mais de 6 mil mudas integra o compromisso do município com a sustentabilidade e a resiliência climática, promovendo a recuperação de ecossistemas locais e a proteção dos recursos hídricos. A expectativa da Seclimas é expandir ações semelhantes em outras regiões do município nos próximos meses.