Policiais da Divisão de Investigações Gerais (DIG) descobriram nesta quinta-feira (16), um esquema de falsificação de mais de 120 mil cartuchos e tintas para impressoras no bairro Jardim Itatinga, em Campinas. O local funcionava como um centro de distribuição de produtos de papelaria, e um suspeito está sendo investigado.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em três empresas do setor. Em um dos imóveis, os policiais encontraram cartuchos e tintas de duas marcas conhecidas. No entanto, representantes das marcas e um técnico que acompanharam a ação constataram que os produtos não apresentavam a qualidade e as características de itens originais.
Além disso, os cartuchos e tintas estavam sendo vendidos por preços bem abaixo do valor de mercado em uma plataforma digital. Segundo a Polícia Civil, o material apreendido foi avaliado em R$ 2,4 milhões.

No total, foram apreendidos 120,8 mil suprimentos de informática, que serão encaminhados para perícia no Instituto de Criminalística. Um homem de 27 anos, que estava no local, será investigado.
Nos outros dois endereços vistoriados, localizados nos bairros Jardim Magnólia e Parque Vila Norte, nenhuma irregularidade foi encontrada.
O caso foi registrado na 1ª Delegacia da DIG, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo, como cumprimento de mandado de busca e apreensão e crime contra registro de marca.