A professora Patrícia Adolf Lutz foi nomeada nesta terça-feira (14) como a nova secretária de Educação de Campinas (SP). A nomeação foi assinada pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos) e publicada no Diário Oficial do município. Ela substitui o ex-secretário José Tadeu Jorge, que solicitou exoneração do cargo para se dedicar a questões familiares.
Formada em Matemática pela Unesp, Pedagogia pela Unar e também advogada, Patrícia atua como dirigente regional de ensino de Campinas Oeste, na rede estadual. Já exerceu funções de professora, coordenadora pedagógica, vice-diretora e diretora em escolas públicas do estado.
Representatividade feminina no governo
Com a nomeação, dez mulheres passam a integrar o primeiro escalão da Prefeitura de Campinas. Além da Educação, outras pastas sob comando feminino incluem:
- Comunicação
- Cultura e Turismo
- Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
- Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação
- Ceasa
- Desenvolvimento e Assistência Social
- Administração
- Urbanismo
- Políticas para as Mulheres
A Educação é a secretaria com a maior fatia do orçamento municipal, concentrando R$ 2,6 bilhões previstos na Lei Orçamentária de 2026, conforme o projeto encaminhado à Câmara.
Saída do antigo secretário
O agora ex-secretário, que comandava a pasta desde 2021 — e já havia ocupado o cargo entre 2009 e 2011 —, pediu licença e exoneração nesta segunda-feira (13). Segundo a administração municipal, a decisão foi motivada pelo desejo de se dedicar ao cuidado da irmã, que enfrenta problemas de saúde, e a assuntos familiares.