Estatísticas reunidas pelo portal da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) apontam que a região de Campinas encerrou o primeiro trimestre deste ano com mais de 10 mil casos de furto. De acordo com os dados, que englobam furtos de veículos e outros casos do tipo, o mês de janeiro foi o que mais registrou ocorrências do gênero.
Em janeiro, foram registrados 3.321 ocorrências de furtos em geral e 610 de veículos. Estes números tiveram ligeira queda em fevereiro, quando as delegacias somaram 3.253 boletins do tipo e 498 em relação a veículos. Por fim, em março, a Polícia Civil da região de Campinas contabilizou 3.188 furtos e 528 delitos do gênero com veículos como alvos.
Ao todo, a região definida pela Polícia Civil como parte de Campinas, e que engloba 38 municípios (confira a relação completa ao fim deste texto), terminou o primeiro trimestre deste ano com 9.762 boletins de ocorrência de furtos e 1.636 furtos contra veículos, totalizando 11.398 delitos do gênero.
Outros crimes
Além destes números, a região de Campinas finaliza o primeiro trimestre de 2025 com 56 casos de homicídio doloso, 304 casos de estupro, entre vítimas vulneráveis e não, além de 1.698 casos de roubo.
Dados da SSP englobam vários municípios
Os dados da Secretaria de Segurança Pública que correspondem à Região de Campinas reúnem números de boletins de ocorrência registrados nas delegacias de Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Estiva Gerbi, Holambra, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Lindóia, Louveira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Nazaré Paulista, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Várzea Paulista e Vinhedo.